Home / Notícias / Primeiro livro de nova trilogia de Philip Pullman lançado em outubro

Primeiro livro de nova trilogia de Philip Pullman lançado em outubro

Pullman
                                                                        Foto de Michael Leckie

A especulação sobre a publicação da série “The Book of Dust”, decorrida no mesmo universo de His Dark Materials, é algo que rodeia o escritor norte-americano Philip Pullman há vários anos, praticamente desde que concluiu aquela famosa trilogia em 2000. Agora, foi finalmente anunciada a data de publicação daquele que será o primeiro de uma nova série de três livros: 19 de outubro de 2017.

O livro, ainda sem título, decorrerá paralelamente a His Dark Materials e recuperará a heroína Lyra Belacqua. De acordo com o Guardian, a série que este volume inicia abarcará “dois períodos da sua vida – em bebé e 10 anos após o final de His Dark Materials e incluirá outras personagens familiares aos leitores, bem como criações como os aletiómetros (aparelhos  que dizem a verdade, semelhantes a relógios ), daemons (animais que são manifestações físicas do espírito humano) e o Magisterium, uma autoridade semelhante a uma Igreja totalitária que governa o mundo de Lyra.

Diz o autor que “no centro de “The Book of Dust” estará a luta entre uma organização despótica e totalitária, que quer silenciar a especulação e a investigação, e aqueles que acreditam que o pensamento e o discurso devem ser livres”, o que parece ser um tema mais atual que nunca. Philip Pullman terá já os dois primeiros volumes desta nova série concluídos, encontrando-se atualmente a trabalhar no terceiro.

Recordo que, em Portugal, a série His Dark Materials foi publicado pela Editorial Presença com o título Mundos Paralelos, e os três volumes que a compõe são Os Reinos do Norte, A Torre dos Anjos e O Telescópio de Âmbar.


Sobre Célia