Home / Artigos / Adaptações de Livros em 2017 (Parte II)

Adaptações de Livros em 2017 (Parte II)

Aqui fica o segundo post que dá conta das principais adaptações de livros ao cinema e tv que ocorrerão em 2017. Podem ver a primeira parte aqui.

Captain Underpants (estreia em Portugal a 1 de junho) 

Sinopse: Dois miúdos travessos hipnotizam o diretor da sua escola e transformam-no no bondoso Captain Underpants. (fonte: filmspot)

Este filme inspira-se nos livros ilustrados do norte-americano Dav Pilkey. Em Portugal, a série é publicada pela Gradiva.

 

 

 

The Beguiled (estreia nos EUA a 30 de junho, data em Portugal por anunciar) 

Sinopse: Enquanto está preso num internato para raparigas da Confederação, um soldado ferido da União insinua-se no coração das mulheres solitárias, fazendo com que se virem umas contra as outras e, eventualmente, contra ele. (fonte: IMDB)

The Beguiled é o remake do filme de 1971 com o mesmo nome (que contou com a participação de Clint Eastwood). Ambos se baseiam no romance com o título original A Painted Devil, de Thomas Cullinan, publicado em 1966. Não encontrei informação relativamente a uma eventual edição portuguesa.

 

My Cousin Rachel (estreia nos EUA a 14 de julho, data em Portugal por anunciar) 

Sinopse: Um jovem inglês pretende vingar-se da sua misteriosa e bela prima, acreditando que ela assassinou o seu guardião. Mas os seus sentimentos complicam-se quando se deixa levar pelo feitiço sedutor dos seus encantos. (fonte: IMDB)

My Cousin Rachel, com Rachel Weisz e Sam Claflin, é baseado na obra homónima de Daphne du Maurier. Em Portugal, foi publicado com o nome A Prima Raquel, edição Livros do Brasil, que se encontra atualmente esgotada.

 

 

Índice Médio de Felicidade (estreia em Portugal a 27 de julho) 

Sinopse: Daniel tinha um plano, uma espécie de diário do futuro, escrito num caderno. Às vezes voltava atrás para corrigir pequenas coisas, mas, ainda assim, a vida parecia fácil – e a felicidade também. De repente, porém, tudo se complicou: Portugal entrou em colapso e Daniel perdeu o emprego, deixando de poder pagar a prestação da casa; a mulher, também desempregada, foi-se embora com os filhos à procura de melhores oportunidades; os seus dois melhores amigos encontram-se ausentes: um, Xavier, está trancado em casa há doze anos, obcecado com as estatísticas e profundamente deprimido com o facto de o site que criaram para as pessoas se entreajudarem se ter revelado um completo fracasso; o outro, Almodôvar, foi preso numa tentativa desesperada de remendar a vida. Quando pensa nos seus filhos e no filho de Almodôvar, Daniel procura perceber que tipo de esperança resta às gerações que se lhe seguem. E não quer desistir. Apesar dos escombros em que se transformou a sua vida, a sua vontade de refazer tudo parece inabalável. Porque, sem futuro, o presente não faz sentido. (fonte: filmspot)

Índice Médio de Felicidade é baseado no livro homónimo do escritor português David Machado e é realizado por Joaquim Leitão. Publicado na Dom Quixote em 2013, este livro venceu em 2015 o Prémio da União Europeia para a Literatura.

 

The Dark Tower (estreia em Portugal a 27 de julho) 

Sinopse: O Pistoleiro Roland Deschain deambula por uma paisagem semelhante à do Velho Oeste em busca de uma misteriosa torre, na esperança de que, ao encontrá-la, consiga salvar o seu mundo à beira da morte. (fonte: filmspot)

A série Torre Negra, de Stephen King, é a inspiração para o filme que estreia este ano. Não adapta nenhum dos livros da série, antes funciona como uma espécie de sequela ao 7.º e último volume. As personagens principais da história serão desempenhadas por Idris Elba e Matthew McConaughey. Está prevista para 2018 uma série que dará continuidade à história desenvolvida neste livro. Em Portugal, estes livros estão a ser publicados pela Bertrand, faltando apenas o último volume para que a série fique completa. Podem ler a minha opinião sobre o 1.º volume aqui.

 

The Glass Castle (estreia nos EUA a 3 de agosto, data em Portugal por anunciar) 

Sinopse: Uma jovem rapariga atinge a maioridade numa família disfuncional de nómadas não-conformistas, com uma mãe que é uma artista excêntrica e um pai alcoólico que agitava a imaginação dos seus filhos com esperança, como distração da sua pobreza. (fonte: IMDB)

The Glass Castle é uma autobiografia de Jeanette Walls (podem ler a minha opinião aqui), que contou com uma edição portuguesa em 2006, da extinta Gótica. O filme tem Brie Larson como protagonista.

 

 

Everything, Everything (estreia em Portugal a 17 de agosto) 

Sinopse: Uma adolescente que tem levado uma vida confinada porque é alérgica a tudo apaixona-se por um rapaz que se muda para a casa do lado. (fonte: IMDB)

Este filme baseia-se no livro Tudo, Tudo… e Nós, de Nicola Yoon, publicado em Portugal pela Editorial Presença em 2016.

 

 

 

The Snowman (estreia nos EUA a 13 de outubro, data em Portugal por anunciar) 

Sinopse: O detetive Harry Hole investiga o desaparecimento de uma mulher cujo cachecol cor-de-rosa é encontrado em volta de um boneco de neve de aspeto sinistro. (fonte: IMDB)

O detetive Harry Hole é uma criação do escritor norueguês Jo Nesbø, numa série de livros que já conta com dez volumes. The SnowmanO Boneco de Neve, em Portugal – é o 7.º volume da série, que por cá está a ser publicada pela Dom Quixote. Harry Hole será interpretado por Michael Fassbender.

 

 

The Mountain Between Us (estreia nos EUA a 20 de outubro, data em Portugal por anunciar) 

Sinopse: Um homem e uma mulher sobrevivem à queda de um avião nas montanhas, onde são forçados a confiar um no outro e a encontrar segurança, enquanto estão gravemente feridos. (fonte: IMDB)

The Mountain Between Us, que adapta ao cinema o romance com o mesmo nome da autoria de Charles Martin, conta com as participações de Kate Winslet e Idris Elba. Em Portugal, o livro saiu em 2016 com o título A Montanha Entre Nós.

 

 

Murder on the Orient Express (estreia nos EUA a 22 de novembro, data em Portugal por anunciar) 

Sinopse: O reconhecido detetive belga Hercule Poirot investiga o assassinato de um americano rico que viajava no Expresso do Oriente, o comboio mais famoso do mundo. (fonte: IMDB)

Um Crime no Expresso do Oriente, de Agatha Christie, é um dos mais famosos policiais da Rainha do Crime, tendo já sido adaptado por diversas vezes ao cinema e à tv. Desta vez, é realizado por Kenneth Branagh e conta com a participação de várias estrelas do cinema, como Johnny Depp, Penélope Cruz, Michelle Pfeiffer, Judi Dench e Daisy Ridley. Hercule Poirot será interpretado pelo próprio Kenneth Branagh. Podem ler a minha opinião sobre o livro aqui.

 

American Gods (data de estreia por anunciar)

Sinopse: Um ex-preso recentemente libertado, de seu nome Shadow, encontra um homem misterioso que se chama a si próprio “Wednesday” e que sabe mais do que parece sobre a vida e o passado de Shadow. (fonte: IMDB)

American Gods é uma série da Starz, a estrear em 2017, que adapta o livro homónimo de Neil Gaiman. Está publicado em Portugal pela Editorial Presença desde 2009.

 

 

Ashes in the Snow (data de estreia por anunciar)

Sinopse: Em 1941, um artista aspirante e a sua família são deportados para a Sibéria, no meio do brutal desmantelamento da região báltica da parte de Estaline. Num lugar aparentemente sem esperança, o amor é o único meio de sobrevivência. (fonte: IMDB)

Este filme é a adaptação do livro O Longo Inverno, de Ruta Sepetys (norte-americana com raízes lituanas), publicado em Portugal pela Contraponto em 2011.

 

 

The Long Home (data de estreia por anunciar)

Sinopse: Um jovem empreiteiro é contratado para construir um honky-tonk em Tennessee pelo homem que matou o seu pai. (fonte: IMDB)

The Long Home é baseado no romance homónimo de William Gay e conta com James Franco como ator e realizador. O livro não tem atualmente edição em Portugal.

 

 

 

Annihilation (data de estreia por anunciar)

Sinopse: Uma bióloga inscreve-se numa expedição perigosa e secreta, na qual as leis da natureza não se aplicam. (fonte: IMDB)

Annihilation adapta ao cinema o livro homónimo de Jeff Vandermeer, primeiro de uma trilogia publicada em 2014. Por cá, o livro saiu em 2016 pela Saída de Emergência. O filme conta com Natalie Portman no papel principal.

 

 

Fontes: Book Riot, Filmspot, Guardian


Sobre Célia