Home / Artigos / Adaptações de Livros em 2017 (Parte I)

Adaptações de Livros em 2017 (Parte I)

Os livros continuam a ser grande fonte de inspiração para filmes e séries, e 2017 não vai ser exceção. Este é o primeiro de dois posts dedicado às adaptações de livros que vão aparecer em 2017, tanto no cinema como na televisão.

Elementos Secretos (estreia em Portugal a 2 de fevereiro)

Sinopse: Dorothy Vaughn, Mary Jackson e Katherine Johnson fazem parte da equipa de mulheres afro-americanas que fornece dados matemáticos vitais para o lançamento das primeiras missões espaciais por parte da NASA, mas é mantida na sombra e impedida de receber o reconhecimento devido pelo seu trabalho. (fonte: filmspot)

Este filme adapta o livro com o mesmo nome, de Margot Lee Shetterly, a publicar pela HarperCollins no nosso país durante o mês de janeiro.

 

 

Lemony Snicket – A Series of Unfortunate Events (estreia no Netflix a 13 de janeiro, sem informação da data de estreia em Portugal)

Sinopse: Após a perda dos seus pais num misterioso incêndio, as três crianças Baudelaire enfrentam julgamentos e atribulações, na tentativa de descobrir negros segredos de família. (fonte: IMDB)

Com Neil Patrick Harris no papel de Conde Olaf, prevê-se que esta adaptação à televisão tenha 26 episódios, com dois dedicados a cada um dos 13 livros que compõem a famosa série de livros infantis da autoria de Lemony Snicket (pseudónimo do norte-americano Daniel Handler). Em Portugal, a série foi publicada pela Terramar, mas a maioria das edições encontra-se esgotada.

 

Same Kind of Different as Me (estreia nos EUA a 3 de fevereiro, data em Portugal por anunciar)

Sinopse: O negociador internacional de arte Ron Hall tem de travar amizade com um perigoso sem-abrigo, de modo a poder salvar o casamento com a sua esposa, uma mulher cujos sonhos levarão os três na jornada das suas vidas. (fonte: IMDB)

Este filme adapta o livro com o mesmo nome, uma memória autobiográfica de Ron Hall. Ainda não tem edição em Portugal.

 

 

 

As Cinquenta Sombras Mais Negras (estreia em Portugal a 9 de fevereiro)

Sinopse: O segundo capítulo da trilogia segue o aprofundar da relação entre a estudante Anastasia Steele e o jovem milionário Christian Grey. Quando Christian Grey tenta seduzir novamente a agora mais cautelosa Ana Steele, ela exige um novo acordo antes de lhe dar outra oportunidade. À medida que os dois começam a construir uma nova relação e a encontrar estabilidade, figuras sombrias do passado de Christian começam a rodear o casal, determinadas a destruir as suas esperanças num futuro juntos. (fonte: filmspot)

Adaptação do livro homónimo de E.L. James, com Jamie Dornan e Dakota Johnson. Em Portugal está publicado pela Lua de Papel desde 2012.

 

Big Little Lies (série a estrear na HBO a 19 de fevereiro, data em Portugal por anunciar)

Sinopse: Drama subversivo e escandalosamente cómico que conta a história de três mães cujas vidas aparentemente perfeitas se cruzam ao ponto de assassinarem alguém. (fonte: filmspot)

Esta série de 7 episódios adapta o livro homónimo de Liane Moriarty e conta com as participações de Reese Witherspoon, Nicole Kidman, Shailene Woodley e Alexander Skarsgård, entre outros. Em Portugal, Pequenas Grandes Mentiras foi publicado em 2015 pelas Edições ASA; podem ler a minha opinião aqui.

 

Before I Fall (estreia em Portugal a 2 de março)

Sinopse: E se tivesse apenas um dia para mudar absolutamente tudo? Samantha Kingston tem uma vida perfeita: os amigos perfeitos, o namorado perfeito e um futuro aparentemente perfeito. De repente, tudo muda e Sam acorda sem futuro. Obrigada a reviver o mesmo dia uma e outra vez, começa a questionar o quão perfeita a sua vida realmente era. (fonte: filmspot)

Este filme é a adaptação do livro Antes de Vos Deixar, de Lauren Oliver, publicado em Portugal pela Editorial Presença em 2011. 

 

A Cabana (estreia em Portugal a 9 de março)

Sinopse: Um homem de luto recebe um misterioso convite pessoal para se encontrar com Deus num lugar chamado “A Cabana”. (fonte: filmspot)

A Cabana é a adaptação do livro com o mesmo nome, da autoria de Wm. Paul Young, e conta com as participações de Sam Worthington e Octavia Spencer. O livro encontra-se publicado em Portugal, pela Porto Editora, desde 2009. Podem ler a minha opinião aqui.

 

 

 

The Sense of an Ending (estreia nos EUA a 10 de março, data em Portugal por anunciar) 

Sinopse: Um homem é assombrado pelo seu passado e depara-se com um legado misterioso que faz com que repense a sua situação atual na vida. (fonte: IMDB)

O Sentido do Fim é um romance de 2011 do inglês Julian Barnes, publicado em Portugal pela Quetzal. A sua adaptação ao cinema conta com as participações de Jim Broadbent, Charlotte Rampling e Michelle Dockery.

 

 

 

Wonder (estreia nos EUA a 7 de abril, data em Portugal por anunciar) 

Sinopse: Um jovem rapaz, nascido com uma deficiência facial, terá de se integrar numa nova escola e fazer com que todos percebam que ele é apenas um miúdo normal e que a beleza não está à superfície. (fonte: IMDB)

Wonder, com a participação de Julia Roberts, Owen Wilson e Jacob Tremblary (no papel de Auggie), adapta ao grande ecrã o romance homónimo de R.J. Palacio, publicado em Portugal em 2012 pelas Edições ASA. Podem ler a minha opinião aqui.

 

The Zookeeper’s Wife (estreia em Portugal a 20 de abril) 

Sinopse: O relato de como o casal de tratadores do Jardim Zoológico de Varsóvia, Antonina e Jan Zabinski, ajudaram a salvar centenas de pessoas e animais durante a Segunda Guerra Mundial. (fonte: filmspot)

The Zookeeper’s Wife é a adaptação do livro de Diane Ackerman, que conta com as participações de Jessica Chastain e Daniel Brühl. O livro saiu em Portugal em 2008 com o título O Jardim da Esperança, pela Editorial Presença.

 

 

The Circle (estreia em Portugal a 27 de abril)

Sinopse: Uma mulher arranja um emprego numa poderosa empresa de tecnologia chamada Circle, onde se envolve com um homem misterioso. (fonte: IMDB)

The Circle, com Tom Hanks e Emma Watson, adapta ao grande ecrã o livro com o mesmo nome da autoria de Dave Eggers. Em Portugal, foi publicado em 2016 pela Relógio d’Água com o título O Círculo.

 

 

The Dinner (estreia nos EUA a 5 de maio, data em Portugal por anunciar) 

Sinopse: Um olhar sobre quão longe os pais podem ir pelos filhos.  (fonte: IMDB

O Jantar, do holandês Herman Koch, é o livro que serve de base a esta adaptação, em que entram Richard Gere e Laura Linney. A edição portuguesa é da Alfaguara, publicada em 2015; podem ler a minha opinião aqui.

 

 

 

 

Tulip Fever (estreia em Portugal a 18 de maio) 

Sinopse: Um artista apaixona-se por uma jovem mulher casada quando lhe encomendam a pintura do seu retrato durante a Crise das Tulipas na Amesterdão do século XVII.  (fonte: IMDB)

Tulip Fever é a adaptação do romance homónimo de Deborah Moggach, e conta com Alicia Vikander e Christopher Waltz nos papéis principais. Em Portugal, o livro foi publicado pelas Edições Asa em 2000, com o título A Febre das Tulipas, e encontra-se atualmente esgotado.

 

Fontes: Book Riot, Filmspot, Guardian


Sobre Célia

  • Diana Marques

    Tenho o “The Circle” em ebook, para ler. Se calhar será boa altura para o ler, nestes primeiros meses…
    Beijinhos e boas leituras!

    • CeliaCM

      Depois de ter andado a fazer pesquisa para este post e de ter lido a sinopse desse livro, fiquei muito curiosa 🙂