Home / Notícias / Teolinda Gersão vence Prémio Vergílio Ferreira

Teolinda Gersão vence Prémio Vergílio Ferreira

 

Teolinda Gersão

Teolinda Gersão conquistou ontem o Prémio Literário Vergílio Ferreira 2017 pelo conjunto da sua obra. O júri (presidido por António Sáez Delgado e que incluiu Pedro Ferré, Mário Avelar, Gustavo Rubim e Elisa Esteves) decidiu atribuir o prémio a Teolinda Gersão pela “alta qualidade da arte narrativa expressa nos vários géneros de ficção clássica, em particular o romance e o conto”. O seu percurso, segundo o júri, “adquire especial relevo pela independência da escritora relativamente a todas as modas ou tendências que, de alguma forma, condicionam os caminhos da literatura contemporânea”.

A cerimónia de entrega realiza-se no dia de 1 março de 2017, na Universidade de Évora, data em que se assinala a morte do escritor Vergílio Ferreira.

Teolinda Gersão lançou em outubro, na Porto Editora, o livro de contos Prantos, amores e outros desvarios e recebeu recentemente o Prémio Fernando Namora pelo romance Passagens (Sextante Editora, 2015).

Fonte: Nota de Imprensa Porto Editora


Sobre Célia

Tenho 35 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.