Home / 4/5 / Opinião: Pokémon – O Guia Oficial e Definitivo

Opinião: Pokémon – O Guia Oficial e Definitivo

PokémonTítulo Original: Pokémon Deluxe Essential Handbook (2015)
Editora: Nuvem de Letras
Páginas: 432
ISBN: 9789896651657
Origem: Recebido para crítica
Comprar aqui (link afiliado)

Sinopse: Tudo o que é preciso saber sobre todos os Pokémon. N’O Guia Oficial e Definitivo, além de informações preciosas sobre os Pokémon, vais encontrar os factos, números e estatísticas de que precisas para apanhá- los todos e ser o mestre do Mundo dos Pokémon!

Opinião: Confesso que nunca liguei aos Pokémons até que, em julho passado, chegou a febre da aplicação Pokémon Go. Na verdade, estas criaturas (os pocket monsters) foram criadas em 1995 e apareceram originalmente em jogos do Game Boy, mas o universo foi entretanto expandido a séries de animação, filmes, mangas e cartas colecionáveis, entre outros.

2016 assistiu a um renascimento do interesse pelos Pokémons muito por culpa da aplicação Pokémon Go, que conseguiu arrecadar uns impressionantes 600 milhões de dólares nos primeiros três meses de funcionamento. Como muita gente, decidi experimentar o jogo quando apareceu e tenho jogado desde então. Muita da piada é fazê-lo com o meu filho, que adora apanhar Pokémons, fazer evoluções e treinar/lutar em ginásios, e por isso tenho vindo a aprender os nomes das criaturas, os seus poderes e particularidades.

Fiquei muito contente quando encontrei este livro na minha caixa de correio há um par de dias e, desde então, eu e o meu filho temos vindo a ver os Pokémons um a um, e a conhecer alguns novos que ainda não estão presentes na aplicação. O Pokémon Go tem, por enquanto, apenas criaturas da primeira geração (e alguns bebés de gerações posteriores que apenas podem ser obtidos através da incubação de ovos), mas a lista de Pokémons – o famoso Pokédex – já conta atualmente com cerca de 800 diferentes. Este livro inclui 720 Pokémons, excluindo por isso os mais recentes, da sétima geração, que apareceram este ano na série Pokémon Sun and Moon.

Pokémon – O Guia Oficial e Definitivo consiste, portanto, na listagem de todos os Pokémons existentes até à sexta geração, incluindo uma secção para cada um deles, que nos dá conta das suas características principais, jogadas possíveis, forma de pronúncia do nome e as evoluções relacionadas, acompanhados pela ilustração do Pokémon em causa. As várias criaturas aparecem listadas alfabeticamente, numa composição graficamente apelativa, na qual apenas senti a falta da numeração oficial de cada uma delas no Pokédex oficial.

De um modo geral, é um livro divertido, que se presta a bons momentos em família, consistindo numa espécie de resumo da matéria dada para os fãs (novos ou mais antigos) deste media franchise

Classificação: 4/5 – Gostei Bastante


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.