Home / 3/5 / Opinião: Dicionário de Sonhos | Pamela Ball

Opinião: Dicionário de Sonhos | Pamela Ball

Autor: Pamela J. Ball
Título Original:
 Dream Dictionary & Record Book (2012)
Editora: Arena
Páginas: 356
ISBN: 9789896650636
Tradutor: Isabel Veríssimo
Origem: Recebido para crítica
Comprar aqui (link afiliado)

Sinopse: Os sonhos podem dizer-nos muito sobre nós. Se quiser descobrir o que os seus sonhos estão a tentar dizer-lhe, deixe-se guiar por este livro que lhe oferece uma prática secção de A-Z com sonhos comuns e as ferramentas para a sua interpretação instantânea. Este livro será a sua chave para o conhecimento.

Opinião: Sou daquelas pessoas que sonham muito; todos os dias, quando acordo, tenho a perceção de várias coisas com que sonhei: umas vezes as recordações são mais nítidas, outras nem por isso. O que acontece invariavelmente é que, com o avançar do dia, vou-me esquecendo do que sonhei e a memória só volta quando vejo algo que me recorda o sonho que tive. Os sonhos são para mim muitas vezes locais de alegrias e tristezas e, pessoalmente, tenho uma ligação especial com as coisas que “vivo” enquanto durmo.

Por tudo o que referi, a possibilidade de interpretação de sonhos é algo que considero fascinante. Freud tem uma obra extensa sobre este tema e, mesmo depois de mais de um século decorrido sobre os seus estudos, muito continua ainda por compreender. Este Dicionário de Sonhos não pretende ser nenhum estudo aprofundado sobre a temática, consistindo antes numa listagem alfabética de elementos ou assuntos que surgem nos sonhos com as respetivas orientações sobre os seus possíveis significados. Pamela Ball refere na introdução que as interpretações que oferece não são definitivas ou estanques, devendo ser analisadas conjuntamente com as características individuais de cada pessoa e o seu contexto atual.

Para além da lista de interpretações que oferece, este livro contém ainda uma secção dedicada ao registo de sonhos por parte do leitor, com o objetivo de ajudar a estruturar os eventos e elementos do seu sonho, com espaço também para possíveis interpretações do sonho experienciado. Estas anotações poderão servir, como refere a autora, para possíveis tomadas de ação baseadas na possibilidade de que o conteúdo do sonho pode servir como diagnóstico do presente e de base para resolução de problemas detetados.

Dicionário de Sonhos é, assim, um livro que fornece informação e deixa ao cargo do seu leitor/utilizador o uso das ferramentas que disponibiliza para a interpretação de livros individuais. Interessante.

Classificação: 3/5 – Gostei 


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.