Home / 4/5 / 150 Perguntas & Respostas Essenciais sobre a História de Portugal | Joaquim Vieira e Maria Inês Almeida

150 Perguntas & Respostas Essenciais sobre a História de Portugal | Joaquim Vieira e Maria Inês Almeida

29281706Autor: Joaquim Vieira e Maria Inês Almeida
Ano de Publicação:
 2016
Editora: A Esfera dos Livros
Páginas: 310
ISBN: 9789896267360
Origem: Recebido para crítica
Comprar aqui (link afiliado)

Sinopse: O essencial da nossa História em 150 perguntas e respostas que vão diretas ao assunto. Portugal, um dos países da Europa que há mais tempo fixaram as suas fronteiras, possui uma história fascinante, que merece ser amplamente conhecida e aprofundada, sobretudo por aqueles que são os seus herdeiros – os Portugueses. Descubra factos e curiosidades sobre o percurso lusitano e deslinde dúvidas que arrastava consigo, mas nunca tinha conseguido esclarecer. 

Opinião: Gosto, sempre que possível, de aprender mais sobre a História do meu país. Não alimento esta sede com a frequência com que gostaria, porque o tempo não chega para tudo, mas vou tentando sempre que consigo. 150 Perguntas & Respostas Essenciais sobre a História de Portugal de Viriato aos Nossos Dias, da autoria dos jornalistas Joaquim Vieira e Maria Inês Almeida, pareceu-me uma boa oportunidade de aumentar o meu conhecimento sobre a História de Portugal e, por isso, parti para esta leitura com a única expectativa de sair dela mais rica do que entrei.

O livro divide 150 perguntas por 18 capítulos ordenados cronologicamente, ao longo dos quais os autores falam de acontecimentos bem conhecidos ou nem por isso, optando por uma abordagem não tanto de desmascarar de mitos (como outros livros do géneros têm feito), mas mais de esclarecimento de acontecimentos e de aspetos culturais e históricos que ajudaram a construir o país onde vivemos. Respostas a questões como “Quando surgiram os primeiros humanos no futuro território de Portugal?“, “Quando surgiu e qual foi a primeira moeda portuguesa?”, “Quando é que Lisboa teve a maior projeção da sua história?” ou “Que importância teve o movimento Orpheu?“, entre muitas outras, enriqueceram o conhecimento que tenho da História do meu país e, só por isso, fizeram esta leitura valer muito a pena.

Sem respostas exaustivas às questões que vão desfilando pelo livro (e sem ser esse o seu objetivo), os autores conseguem dar ao leitor o detalhe necessário, em abordagens aos temas que parecem sempre bem fundamentadas a quem as lê. Talvez a melhor forma de ler este livro seja de modo doseado, mas pessoalmente achei-o tão interessante que me foi difícil parar de ler. A expectativa que tinha, a de aprender, foi cumprida e por isso é um livro que recomendo.

Classificação: 4/5 – Gostei Bastante


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.