Autor: Juan Gabriel Vásquez
Título Original: Las reputaciones (2013)
Editora: Alfaguara
Páginas: 172
ISBN: 9789898775740
Tradutor: Vasco Gato
Origem: Recebido para crítica
Opinião: Quando peguei neste livro, não sabia absolutamente nada sobre o escritor colombiano Juan Gabriel Vásquez nem sobre As Reputações, que por sinal até é o segundo romance que vê publicado em Portugal (o primeiro foi O Barulho das Coisas ao Cair, em 2012). E, às vezes, é muito bom partir para um livro sem saber absolutamente nada sobre ele, sem ideias pré-concebidas ou qualquer tipo de preconceito. Foi isso que fiz aqui, e a boa notícia é que fiquei agradavelmente surpreendida.
A personagem central desta história é Javier Mallarino, um cartunista de 65 anos, que traz consigo uma longa história de desenhos publicados diariamente num jornal nacional, sempre intimamente ligados à história política e social da Colômbia. Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras e a habilidade de Mallarino para dizer o que pensava e pôr a descoberto várias realidades através dos seus desenhos trouxe-lhe respeito e veneração das pessoas do seu país. Quando é convidado para uma cerimónia em que será homenageado, a presença da sua ex-mulher e de uma jovem que irá descobrir ter feito parte do seu passado, Mallarino vê-se embrenhado em várias viagens ao passado que o ajudam a perceber o poder das recordações e a forma como acontecimentos aparentemente irrelevantes acabam por ter um impacto imenso.
Gostei bastante da escrita de Juan Gabriel Vásquez. Profunda e cheia de detalhes deliciosos, sem ser demasiado complicada, leva-nos facilmente através da história que decidiu partilhar com os leitores. O livro traz reflexões bastante pertinentes sobre o poder dos meios de comunicação na formação da opinião pública e também sobre o poder da verdade e da sua influência no ser humano que somos e que vamos sendo à medida que o tempo passa. Gostaria que o final tivesse tido outro impacto, mas ainda assim acaba por se adequar à personagem principal.
No final de contas, foi um livro que gostei bastante de ler, sendo a escrita o seu principal destaque. Fiquei com bastante vontade de ler o outro romance que o autor colombiano tem publicado em Portugal.
Classificação: 4/5 – Gostei Bastante