Home / 3/5 / [Opinião] Guia Astrológico para Corações Partidos, de Silvia Zucca

[Opinião] Guia Astrológico para Corações Partidos, de Silvia Zucca

27985598Autor: Silvia Zucca
Título Original:
Guida astrologica per cuori infranti (2015)
Editora: Suma de Letras
Páginas: 538
ISBN: 9789896650162
Tradutor: António Fournier
Origem: Recebido para crítica

Sinopse: Com 30 anos recém-cumpridos, solteira (não por escolha) e com um emprego que oferece poucas perspectivas de carreira, Alice Bassi recebe a notícia do casamento do seu ex como o proverbial golpe de graça. E, como se não fosse suficiente, Davide Nardi chega à pequena rede de televisão em que trabalha. Com um físico que não está nada mal e um sorriso indecifrável, Davide seria o sonho proibido de Alice… se não tivesse sido contratado como “corta-cabeças”. Resumindo, não há absolutamente nada que lhe corra bem. Até que Alice encontra Tio, um jovem actor convencido que conhece o segredo para o sucesso: a astrologia. Não a dos jornais, obviamente, mas uma “verdadeira” leitura das estrelas, que existem exactamente para assinalar os dias mais propícios para o âmbito profissional ou para procurar a cara-metade. Ainda que céptica, Alice decide tentar a começa a sair com homens de signos do zodíaco compatíveis com o seu. Mas, estranhamente, a afinidade astral não lhe impede de coleccionar encontros catastróficos, desilusões terríveis e más surpresas. Como não impedem Davide de estar cada dia mais atraente. E, pouco a pouco, Alice descobre que talvez o verdadeiro amor não esteja sempre escrito nas estrelas…

Opinião: Confesso o meu ceticismo no que à astrologia diz respeito e muito dificilmente consigo encarar compatibilidades entre o que afirma e a realidade como mais do que meras coincidências. Mas isso é no meu dia-a-dia, porque quando pego num livro tento manter a mente aberta e deixar que a história me leve, deixando um pouco de lado as minhas convicções pessoais. Por isso, peguei neste Guia Astrológico para Corações Partidos com a expectativa de uma leitura leve e divertida, que me entretivesse. 

A protagonista da história é Alice, uma milanesa que entra na casa dos 30 ainda a tentar recuperar de uma relação falhada de vários anos. Não é fácil, tendo em conta que o ex-namorado trabalha na mesma estação televisiva que Alice e ela acaba de saber que ele vai casar-se e ser pai. No início do livro, Alice conhece e trava amizade com Tio, um jovem ator amante de astrologia, que lhe fala sobre compatibilidades do seu signo com outros e da forma como a astrologia pode ajudar a tomar decisões no campo afetivo. É com base nestes conhecimentos que Alice tenta revitalizar a sua vida amorosa, começando a avaliar os “candidatos” de acordo com o seu signo do zodíaco e ascendente.

Todo o livro gira em volta das peripécias na vida amorosa e, em menor escala, profissional da protagonista. De facto, é um livro muito divertido, que consegue manter consistência em termos humorísticos ao longo das suas mais de 500 páginas. Este foi, para mim, o que o livro teve de mais positivo, o ter conseguido manter-me sempre bem disposta. A escrita despretensiosa da italiana Silvia Zucca adequa-se na perfeição à voz da sua protagonista, neste relato na primeira pessoa, e ajuda a que as páginas se vão virando quase sem nos apercebermos. No fim acaba por vingar a ideia de que a nossa vida é o que fazemos dela e que muitas vezes só temos a ganhar em arriscar, uma mensagem de que gosto bastante. Como ponto menos positivo, apontaria a extensão do livro; considero que teria a ganhar com algumas páginas a menos, dado que a certa altura o enredo parece não avançar e as situações tornam-se um pouco repetitivas.

Em suma, foi uma leitura divertida e que me entreteve. Penso que cumpre os objetivos a que se propôs e acabou por ser uma boa companhia para os dias mais cinzentos que nos têm acompanhado.

Classificação: 3/5 – Gostei


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.