Home / 4/5 / [Opinião] Harry Potter and the Half-Blood Prince, de J.K. Rowling

[Opinião] Harry Potter and the Half-Blood Prince, de J.K. Rowling

2005Autor: J.K. Rowling
Ano de Publicação: 2006
Páginas: 768

 

Sinopse: It is the middle of the summer, but there is an unseasonal mist pressing against the windowpanes. Harry Potter is waiting nervously in his bedroom at the Dursleys’ house in Privet Drive for a visit from Professor Dumbledore himself. One of the last times he saw the Headmaster was in a fierce one-to-one duel with Lord Voldemort, and Harry can’t quite believe that Professor Dumbledore will actually appear at the Dursleys’ of all places. Why is the Professor coming to visit him now? What is it that cannot wait until Harry returns to Hogwarts in a few weeks’ time? Harry’s sixth year at Hogwarts has already got off to an unusual start, as the worlds of Muggle and magic start to intertwine…

 

Opinião: Com Harry Potter and the Half-Blood Prince, a famosa série do jovem feiticeiro encontra-se quase a chegar ao seu final. Depois de tudo o que passou ao longo dos anos, Harry sofreu ainda mais na pele o efeito maléfico de Voldemort na sua vida, depois de ter perdido o padrinho Sirius Black, o mais parecido que teve com família desde que se conhece por gente. A Ordem da Fénix continua a funcionar apesar de ter perdido um elemento, e tem de trabalhar o mais afincadamente possível para proporcionar a Harry um regresso à escola o mais normal possível.

 

No seu 6.º ano em Hogwarts, Harry Potter tem finalmente um novo professor de Poções, enquanto Snape conseguiu finalmente o posto de professor de Defesa contra as Artes Negras. Na primeira aula de Poções, Harry utiliza um livro que outrora pertenceu ao auto-entitulado “príncipe meio-sangue”, que deixou por todo o livro dicas que ajudam Harry a tornar-se o melhor aluno da disciplina. Aquele que é um mistério que ao princípio parece algo lateral, vem mais tarde a revelar-se uma peça interessante ligada a uma das personagens mais importantes da história.

 

Entretanto, Harry vai-se reunindo periodicamente com Dumbledore, onde o diretor de Hogwarts lhe mostra toda a informação que foi recolhendo ao longo dos anos sobre Voldemort – incluindo sobre a profecia que ficámos a conhecer no 5.º livro, e que liga Harry e Voldemort. Assim, ao longo destas “aulas”, ficamos a conhecer informação muito interessante e importante, penso, para conhecermos melhor o inimigo de Harry, ainda que por vezes estas partes do livro me tenham parecido perto do infodump.

 

O livro é também marcado pelas hormonas adolescentes, ou não estivéssemos a falar de miúdos com 15-16 anos. Há quem não goste propriamente destas partes, mas eu acho que dão realismo às personagens e abonam em favor da autora, uma vez que as põe a ter atitudes e gestos típicos da sua idade.

 

A parte final do livro é de partir do coração – vocês sabem do que eu estou a falar. Mas não deixa de ser muito interessante acompanhar todo desenvolvimento dos factos conhecendo de antemão a história por detrás. E agora resta rumar ao último livro da série, já com as saudades a começar a apertar.

 

Classificação: 4/5 – Gostei Bastante


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.