Autor: Sofia Anjos
Ano de Publicação: 2015
Editora: Clube do Autor
Páginas: 288
ISBN: 9789897242113
Origem: Comprado
Opinião: A maternidade é a maior aventura em que jamais me meti, e tenho a certeza que muitas mulheres sentirão o mesmo. A minha abordagem à maternidade e à educação do meu filho foge um bocado às convenções ou àquilo que é tido como “normal”, por isso é natural que um livro como o que promete ser Difícil é Parir a Mãe me interesse.
Sofia Anjos escreve desde 2013, no jornal Público online, numa coluna chamada “Mães Há Muitas”. A sua experiência com a maternidade foi o ponto de partida para escrever uma série de textos que, não raras vezes, desafiam convenções. Uma dos textos mais famosos será “As mães não se medem às mamadas“, com o qual concordo a 100%. Sou apologista da amamentação, mas apenas e só se a mãe se sentir confortável com isso. A minha experiência pessoal mostrou-me como a pressão social e o ter de amamentar a todo o custo podem ter consequências negativas, não só a nível físico (sim, tive de ser operada para retirar um abcesso), mas também psicológico.
De resto, o livro tem crónicas muito interessantes, que tocam em vários quadrantes da maternidade, com humor e irreverência. Não me revi completamente em todos os textos, mas isso também teria sido difícil porque não há duas pessoas que tenham exatamente as mesmas opiniões. Ri-me com algumas coisas, mas houve outras tantas a que não achei piada, apesar de ser esse claramente o objetivo.
Penso que é um livro que poderá interessar mais a quem é mãe ou está a pensar sê-lo. Os pais e os avós também não perderiam nada em lê-lo. A conclusão é que, apesar de não ser um livro marcante, parece-me uma boa escolha dentro do tema.
Classificação: 3/5 – Gostei