Home / Célia / [Opinião] Luz na Neve, de Anita Shreve

[Opinião] Luz na Neve, de Anita Shreve

6Autor: Anita Shreve
Título Original:
Light on Snow (2004)
Editora: Edições Asa
Páginas: 240
ISBN: 9789724139555
Tradutor: Teresa Curvelo
Origem: Comprado

Sinopse: Os acontecimentos daquela tarde de Dezembro, na qual, juntamente com o pai, encontrou um bebé abandonado na neve, mudarão para sempre a percepção que essa menina de 11 anos tem sobre o mundo e os adultos que a rodeiam. O pai passou por grandes tormentos para se afastar da sociedade, de modo a ultrapassar uma tragédia insuportável. A agora jovem mulher tem de viver com as consequências das terríveis escolhas que fez. E há um detective cuja inteligência é apenas ultrapassada pelo seu sentido de justiça. Escrito sob o ponto de vista de Nicky, agora com 30 anos, que sempre recorda as vívidas imagens daquela fatídica tarde de Dezembro, Luz na Neve é uma história de amor e coragem, de tragédia e redenção, um romance que nos fala das formas que o coração humano sempre encontra para se poder curar.

Opinião: Nicky é uma menina de 12 anos que vive com o pai no norte dos Estados Unidos, em New Hampshire. Os dois mudaram-se para lá depois de a mãe e a irmã bebé de Nicky terem falecido num acidente de automóvel, porque Robert desejava isolar-se do mundo e começar, de certo modo, uma vida nova. Numa das caminhadas pela neve que os dois costumam fazer, encontram um recém-nascido abandonado à sua sorte, e este acontecimento irá mudar várias coisas na vida dos dois.

O livro é contado na primeira pessoa por Nicky, cerca de 20 anos depois dos acontecimentos centrais do livro, o que facilitou a voz da narradora, no sentido em que a narrativa podia ser adulta e não adequada à idade que ela tinha na altura. Achei que tanto Nicky como o pai foram duas personagens bem construídas; percebe-se bem quem são estas duas pessoas, quais os seus problemas interiores, a maioria deles marcados pelo acontecimento trágico da perda de metade da família.

O caso do recém-nascido abandonado no meio da neve é intrigante e deixa o leitor curioso para saber o que aconteceu, mas a verdade é que, apesar de influenciar a vida de Nicky e Robert, não é explorado a fundo. A autora opta por centrar a narrativa nos dois, na relação atual e na marca deixada pela perda que sofreram. Não é que não tenha sido bem feito, mas desiludiu-me que a premissa da história, o acontecimento que marca o seu início, se tenha tornado tão secundário.

Assim, e tendo sido um livro que gostei de ler e que considerei uma leitura interessante, parece que está de certo modo incompleto. Penso que a autora tinha aqui uma boa história, mas que precisaria de ser mais desenvolvida. Ainda assim, valeu a pena ler.

Classificação: 3/5 – Gostei


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.