Home / 4/5 / [Opinião] The Second Kind of Loneliness, de George R.R. Martin

[Opinião] The Second Kind of Loneliness, de George R.R. Martin

417729

The Second Kind of Loneliness – Um homem, de quem nunca sabemos o nome, encontra-se a milhares de milhões de quilómetros da terra, sozinho numa estação espacial que tem como objetivo abrir vórtices que permitissem as viagens interstelares. Depois de 4 anos de solidão, prepara-se finalmente para ser rendido e o conto é composto de entradas no seu diário onde nos dá uma perspetiva dos acontecimentos e dos pensamentos que o consomem.

 

A solidão é o tema central deste conto. O segundo tipo de solidão, que dá o título à história, é a não literal, aquela que sentimos quando estamos rodeados de pessoas. O narrador sente-se sozinho, mas encontrou nessa solidão um escape àquela que sentia quando estava na Terra. O prosseguir dos dias e o aproximar do seu regresso à Terra permitem a composição um retrato psicológico muito interessante e o final algo inesperado acaba por ser adequado e bastante de acordo com aquilo que Martin normalmente oferece ao leitor. Dentro de um contexto de ficção científica, o autor oferece uma história sobre anseios e problemas intemporais do ser humano. Muito interessante.

 

Classificação: 4/5 – Gostei Bastante

 

Post geral sobre a coletânea

 

Outros contos nesta coletânea:


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.