Home / 2/5 / [Opinião] The Fortress, de George R.R. Martin

[Opinião] The Fortress, de George R.R. Martin

417729

The Fortress – Este conto foi a génese de Sob Cerco, e foi escrito originalmente quando o autor se encontrava na faculdade, para uma cadeira de História. George R.R. Martin andava encantado com o poema épico “The Tales of Ensign Stål“, do finlandês Johan Ludvig Runeberg, mais especificamente com a parte sobre o cerco de Sveaborg em 1808, que incluía uma rendição aparentemente sem explicação às forças russas. Com base nesse acontecimento, Martin escreveu uma história em que o protagonista, o coronel Bengt Antonnen, duvida das intenções russas e tenta impedir a rendição através de um motim.

 

A grande novidade em relação à segunda versão desta história (que comentei no link acima) é mesmo a não inclusão da componente de ficção científica: não há história “presente” pós-apocalíptica nem reencarnações; é apenas um relato histórico com a traição como principal motor. Apesar de o contexto histórico ser ainda menos desenvolvido do que aquela segunda história, desta vez eu já trazia a lição estudada e, por isso, estava bem mais familiarizada com tudo o que se estava a passar. Acho que a componente de ficção científica emprestou um caráter original à história, mas de certo modo a simplicidade desta primeira versão acaba por torná-la interessante, ainda que um pouco ingénua. Não é uma história marcante e vale principalmente como ponto de comparação à versão que lhe seguiu.

 

Classificação: 2/5 – OK

 

Post geral sobre a coletânea

 

Outros contos nesta coletânea:

 


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.