Home / 4/5 / [Opinião] O Cavaleiro de Westeros & Outras Histórias, de George R.R. Martin

[Opinião] O Cavaleiro de Westeros & Outras Histórias, de George R.R. Martin

13581302Autor: George R.R. Martin
Título Original:
GRRM: A RRestrospective (2003)
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 463
ISBN: 9789896374167
Tradutor: Jorge Candeias
Origem: Comprado

Sinopse: Cerca de um século antes dos eventos narrados em A Guerra dos Tronos, um jovem escudeiro parte em busca de fama e glória num dos mais famosos torneios de Westeros. Mas o destino prega-lhe uma partida e coloca-o no caminho de um rapaz misterioso que irá mudar a sua vida para sempre. A não perder para os fãs da melhor série de fantasia da atualidade. O Cavaleiro de Westeros abre esta colectânea com os melhores contos de George R. R. Martin. Nela encontrarão também uma cidade dominada por uma elite de lobisomens, onde ocorrem horrendos acontecimentos; um magnata excêntrico com gosto por espécies exóticas que vai ser confrontado com o que não esperava; um padre em crise de fé num mundo distante; uma mulher que vasculha universos em busca do amor perdido; ou um homem que se vê confrontado com a derradeira escolha, num mundo em que o fim da vida não equivale necessariamente à morte. Dez histórias nascidas da imaginação do criador de As Crónicas de Gelo e Fogo.

Opinião: A primeira coletânea de contos de George R.R. Martin que li foi O Dragão do Inverno & Outras Histórias, curiosamente a segunda a ser publicada por cá (a minha opinião sobre os contos, em duas partes, pode ser lida aqui e aqui). Na altura gostei de alguns contos, de outros nem tanto assim, por isso apesar de ter gostado, de um modo geral, fiquei na expectativa para saber qual a opinião final em relação a O Cavaleiro de Westeros & Outras Histórias. Fui comentando os contos um a um, e podem ver o resultado nos links seguintes:

Como podem ver pelas classificações acima, não gostei de todas as histórias na mesma medida: o meu favorito foi, sem dúvida, Reis-de-Areia, seguido de perto por O Homem em Forma de Pera e Negócios de Peles; os que gostei menos foram Flormordentes e Sob Cerco. Apesar de algumas das histórias me terem agradado menos, considero que está mais equilibrado em termos de qualidade do que a outra coletânea do autor publicada em Portugal.

À semelhança do que já tinha referido em relação a O Dragão do Inverno & Outras Histórias, também aqui acho que o título e capa do livro induzem o leitor em erro, porque na verdade O Cavaleiro de Westeros é mesmo a única história com ligação à conhecida saga do autor, sendo a maioria das histórias dentro do género da ficção científica e do horror. Entendo a opção da editora, no sentido de chamar a atenção para o livro e agarrar fãs do autor, mas ainda assim acho que dá uma ideia do livro que não é a verdadeira. As introduções aos contos são uma grande mais-valia, em que o autor explica a origem das histórias e ajuda o leitor a perceber um pouco do seu objetivo ao escrevê-las. Em algumas delas inclui mesmo um pouco da história da sua vida pessoal, que naturalmente se entrelaça com a sua vida de escritor.

Enquanto estava a ler as várias histórias deste livro, dei por mim a refletir sobre a versatilidade de George R.R. Martin: acho que ele consegue escrever bem nos diversos géneros da ficção especulativa, seja em histórias curtas ou longas. Aliás, dei por mim a pensar que as suas características como escritor se adaptam melhor a narrativas mais curtas, e que perante empreendimentos como As Crónicas de Gelo e Fogo por vezes acaba por se perder no meio da vastidão da história. A conclusão é que aconselho vivamente a leitura desta coletânea para conhecerem esta sua faceta: vale bem a pena.

Classificação: 4/5 – Gostei Bastante


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.