Home / 3/5 / [Opinião] O Caminho da Cruz e Dragão, de George R.R. Martin

[Opinião] O Caminho da Cruz e Dragão, de George R.R. Martin

13581302

O Caminho da Cruz e Dragão (The Way of Cross and Dragon) – Este é o conto mais pequeno do livro, e a história é narrada por Damien Har Veris, um Cavaleiro Inquisidor ao serviço da Igreja Católica, que tenta combater a heresia que grassa nos vários planetas do mundo fictício onde esta história decorre. O mote desta história é o aparecimento de uma nova heresia, que surgiu através do livro O Caminho da Cruz e Dragão, em que o protagonismo é dado a Judas Iscariote, numa nova versão da Bíblia. Damien dirige-se ao planeta Arion, onde esta nova “religião” desponta, a fim de a conhecer e combater.

Martin refere na introdução que esta é a sua história mais católica, e percebe-se porquê: o conto tem como tema forte a religião e a fé. O questionar das verdades absolutas e da religião de um modo geral são assuntos que assumem o seu protagonismo na história, sem esquecer a questão de que a ignorância corresponde, muitas das vezes, a felicidade. Foi um conto que, apesar de curto, tem bastante material para reflexão, o que aliada à escrita competente o torna numa história muito interessante.

Classificação: 3/5 – Gostei

Post geral sobre a coletânea

Outros contos nesta coletânea:


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.