Home / 4/5 / [Opinião] O Cavaleiro de Westeros, de George R.R. Martin

[Opinião] O Cavaleiro de Westeros, de George R.R. Martin

13581302

O Cavaleiro de Westeros (The Hedge Knight) – A história com mais destaque no título desta coletânea, naturalmente, é a que decorre no mesmo mundo de As Crónicas de Gelo e Fogo, mais precisamente 90 anos antes do início desta conhecida série de livros. Já conhecia o conteúdo desta história, porque li a BD, mas ainda assim a curiosidade era bastante.

Dunk é um cavaleiro andante de origens humildes, que se vê privado da companhia do seu velho protetor, pois este morre inesperadamente quando ambos se encontravam a caminho de um torneio. Dunk não desiste de participar, e numa estalagem onde para conhece Egg, um rapaz que se torna seu escudeiro. Dunk luta para conseguir entrar no torneio, quando se vê envolvido num conflito que envolve os Targaryen, na altura a família mais poderosa de Westeros.

É a segunda maior história deste livro (75 páginas) e por isso é fácil perceber que o nível de desenvolvimento é considerável. Para quem já conhece As Crónicas de Gelo e Fogo, é um regresso ao mundo e ao estilo a que George R.R. Martin já nos habituou: personagens bem desenvolvidas, cativantes, e uma história bem contada. Dei por mim a consultar árvores genealógicas para perceber a relação dos Targaryen nesta história com os outros que já conhecemos, e isso só pode ser bom sinal, porque me embrenhei verdadeiramente na história.

A única coisa que me aborreceu ligeiramente foi a descrição das várias lutas no torneio, mas isso foi porque este tipo de combates não me entusiasma. O enredo também não terá tido tanto impacto em mim por já lhe conhecer uma revelação-chave, mas é ainda assim uma excelente história lateral ao mundo que George R.R. Martin tornou famoso e que quase de certeza agradará aos seus fãs. 

Classificação: 4/5 – Gostei Bastante

Post geral sobre a coletânea

Outros contos nesta coletânea:


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.