Autor: Allan e Barbara Pease
Título Original: The Definitive Book of Body Language (2006)
Editora: Bizâncio
Páginas: 432
ISBN: 9789725302712
Tradutor: Jorge Lima
Origem: Comprado
Opinião: Linguagem Corporal é já o terceiro livro que leio da dupla Allan e Barbara Pease. Na altura em que li os primeiros dois, achei-os bastante informativos e escritos numa linguagem acessível, com alguns toques de humor que ajudam a tornar a leitura mais agradável; Linguagem Corporal não foge à regra.
Ao longo deste livro, os autores percorrem as várias partes do corpo humano, indicando, para cada uma delas, os gestos mais comuns e interpretando o seu significado. Desde gestos que fazemos com as mãos quando falamos, ou como colocamos os braços quando ouvimos, tudo isso revela coisas que pensamos e que nos levam a, insconscientemente, passar determinadas mensagens que, com alguma prática, podem ser identificadas.
Os autores utilizam imagens de pessoas conhecidas (políticos, figuras de famílias reais, etc.) para ilustrar aquilo que descrevem e achei que esse bónus ajuda o leitor a perceber melhor do que se fala. O livro contém também bastantes ilustrações de toda a linguagem gestual que utilizamos, seja em contexto profissional ou pessoal, com comentários bastante interessantes sobre o seu significado.
É um livro, acima de tudo, interessante. Teve o condão de me fazer observar com mais atenção a importantíssima linguagem gestual de quem me rodeia e confirmar algumas das afirmações dos autores do livro. É um campo de estudo curioso do comportamento humano, aqui tratado de forma leve e descontraída. Por um lado, isto pode tornar o tema mais acessível ao leitor pouco familiarizado com estas questões, mas por outro pode dar alguma sensação de pouco rigor científico, pela leveza que transparece da forma como os vários temas são tratados. Depois, e apesar de os autores fazerem questão de notar que os vários gestos deverão ser interpretados com atenção ao contexto, por vezes senti demasiado linearidade nas avaliações dos seus significados.
Ainda assim, e como disse acima, é um livro interessante. Fornece alguns instrumentos para avaliar comportamentos e intenções de quem nos rodeia e poderá ajudar-nos a ser mais perspicazes nesse aspeto.
Classificação: 3/5 – Gostei