Home / 3/5 / [Opinião] Blood of Dragons, de Robin Hobb

[Opinião] Blood of Dragons, de Robin Hobb

17728784Autor: Robin Hobb
Ano de Publicação: 2013
Série: Rain Wild Chronicles #4 | Realms of the Elderlings #13
Páginas: 545
Origem: Aquisição pessoal

Sinopse: The final volume in Robin Hobb’s popular Rain Wilds fantasy series, Blood of Dragons completes the story of the dragons, their keepers, and their quest to find the lost city of Kelsingra—and the mythical silver wells that the dragons need to survive. Can Tintaglia and the Elderlings unlock the secrets of the ancient city? Or are they doomed to extinction?


As they forge ever-deeper into uncharted wilderness, starvation, flashfloods, and predators imperil them all. But as dragons and humans alike soon learn, the most savage threats come from within their own company…
 

Opinião: Blood of Dragons é o 4.º e último volume da série “Rainwild Chronicles”  e apresenta, finalmente, o desenlace de todas as situações que temos vindo a acompanhar nos volumes anteriores.

Penso não valer a pena entrar em grandes detalhes quanto ao enredo deste livro, por isso vou tentar fazer uma apreciação geral do livro e da série que encerra. O ritmo e o nível de interesse que suscita estão bastante ao nível dos livros anteriores, nem melhor nem pior. É basicamente um livro que ata algumas pontas soltas relativamente a várias questões relacionadas com os dragões e que também acaba por dar um final a várias situações de perigo em que algumas personagens se encontravam.

Esperava sinceramente um pouco mais deste volume final. Não há propriamente voltas e reviravoltas, revelações surpreendentes ou destinos inesperados. As coisas alinham-se de uma forma mais ou menos esperada e alguns acontecimentos acabam por pecar por ser pouco desenvolvidos (notoriamente a incursão dos dragões a Chalced). A maioria das personagens continua cativante, com exceção de Thymara que, na minha opinião, acaba por sofrer um pouco com o triângulo amoroso em que se vê envolvida.

A leitura de um livro da Robin Hobb, uma das minhas escritoras favoritas, vem sempre carregada de altas expectativas. Quando elas não são completamente atingidas, fica a sensação de alguma desilusão. Foi este o caso com este livro. Há coisas muito boas aqui, como a escrita e a caracterização das personagens, bem como a relação entre elas. Mas a nível de enredo, penso que existem algumas coisas que poderiam ter sido mais bem conseguidas.

De um modo geral, é uma boa série, que julgo que os fãs da autora irão apreciar. Contudo, não é certamente a melhor dela.

 Classificação: 3/5 – Gostei


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.