Home / 3/5 / [Opinião] As Lições do Tonecas, de José de Oliveira Cosme

[Opinião] As Lições do Tonecas, de José de Oliveira Cosme

13053558Autor: José de Oliveira Cosme
Ano de Publicação:
1977
Editora: Livrolândia
Páginas: 218
ISBN: 9729743606
Origem: Comprado

Sinopse: As ‘Lições Humorísticas do Tonecas’ que foram transmitidas pelo Rádio Clube Português, foram impressas dispersamente em várias épocas e em volumes de formatos diferentes. A Livrolândia reuniu neste volume toda a série de diálogos que José de Oliveira Cosme escreveu.

Opinião:  Quem nasceu antes da década 1990 lembra-se certamente da série humorística “As Lições do Tonecas”, com Luís Aleluia no papel de aluno cábula e Morais e Castro assumindo o papel de professor com doses infinitas de paciência para os disparates e trocadilhos de Tonecas. A série baseou-se num livro que reunia as rábulas radiofónicas que começaram a ser emitidas em 1934, no Rádio Clube Português.

Lembro-me de ter dado uma vista de olhos neste livro algures na década de 1990 e ter achado imensa piada, por isso adquiri-o no ano passado (reedição de 2009) porque achei que era um livro giro para guardar como recordação. As várias lições que contém são mais ou menos aquilo que se esperava para quem conhece a série telivisiva: ao longo de várias lições, Tonecas vai mostrando a sua irreverência e cabulice, com respostas sempre na ponta da língua, mas invariavelmente erradas. 

Imagino que a leitura deste livro tenha impacto diferente se for lido por volta dos 10 anos, que é a faixa etária a que se dirige. Li-o mais a título de curiosidade e achei piada a várias coisas, mas outras estão já um pouco datadas e às tantas parece tudo mais do mesmo (para o que terá contribuído, certamente, ter lido as lições todas de seguida); penso que funcionará melhor no formato rádio/tv precisamente por isso. No entanto, é um livro engraçado para oferecerem a uma criança que já tenha aprendido algumas das coisas presentes no livro, de modo a compreenderem melhor as piadas. Para adultos, apesar de não ter a mesma piada, é uma recordação engraçada.

Classificação: 3/5 – Gostei


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.