Home / Top Ten Tuesday / [Top Ten Tuesday] Filmes preferidos

[Top Ten Tuesday] Filmes preferidos

TTT3W

 

O tópico de hoje desta rubrica desvia-se um pouco do tema “livros” e pede-nos que elejamos os nossos preferidos a nível de filmes ou séries de tv. Não vejo muitos filmes e séries, mas ainda assim aqui fica o meu top 10 de filmes:

  1. Trilogia Lord of the Rings, de Peter Jackson. Adoro o livro e os filmes. Falei em mais pormenor destes últimos aqui.
  2. Se7en, de David Fincher. Lembro-me perfeitamente que este foi o primeiro filme “adulto” que vi no cinema, em 1995 (como assim, este filme tem quase 20 anos??). Entretanto, já o revi umas quantas vezes e continuo a achar brilhante a todos os níveis, desde o enredo às interpretações de Brad Pitt, Morgan Freeman e Kevin Spacey.
  3. Fight Club, de David Fincher. Já disse que adoro o David Fincher? É verdade, é bem capaz de ser o meu realizador preferido (aguardo ansiosamente pela sua versão de Gone Girl, que estreia em outubro). Este Fight Club é um filme genial, estranhamente fascinante e marcante.
  4. Atonement, de Joe Wright. Adoro esta história em todas as suas vertentes: o livro é um dos meus preferidos de sempre e achei esta adaptação muito fiel e bem conseguida, de um modo geral.
  5. Trilogia Back to the Future, de Robert Zemeckis. Estes três filmes marcaram a minha infância/adolescência, e lembro-me de os ver sempre que passavam na tv, para além de todas as vezes em que os revia através de gravações em cassete de vídeo.
  6. Trilogia Indiana Jones, de Steven Spielberg. O que disse para o Back to the Future aplica-se aqui também. Alguém disse que existe um quarto filme? Desconheço.
  7. Trilogia (original) Star Wars, de George Lucas. Idem. Gosto muito da trilogia original, da mais recente nem por isso. Mas estou curiosíssima em relação ao Episode VII.
  8. Inception, de Christopher Nolan. Um filme fantástico, que desafia constantemente o espetador com o seu enredo intrincado, e que conta com uma banda sonora maravilhosa da autoria de Hans Zimmer. Também gosto muito do Christopher Nolan e aguardo ansiosamente pela estreia de Interstellar, em novembro.
  9. Intouchables (Amigos Improváveis, em Portugal), de Olivier Nakache e Eric Toledano. Este foi um daqueles filmes que fui ver sem grandes expectativas mas que me fez rir e chorar ao perceber a riqueza do ser humano quando decide fazer vir ao de cima o seu melhor. Muito bom.
  10. Gladiator, de Ridley Scott. Adoro tudo neste filme: a componente histórica, as interpretações (inesquecíveis Russell Crowe e Joaquin Phoenix) e o enredo. Um dos meus preferidos.

  

Top Ten Tuesday é uma rubrica semanal do The Broke and the Bookish.


Sobre Célia

Tenho 35 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.
  • Há filmes que nos marcam e por mais anos que passem não dá para os esquecer. São uma referência da nossa vida e da nossa geração.

    Mencionas alguns que também fazem parte da minha lista como Regresso ao Futuro e Indiana Jones (e sim há um quarto de 2008 que tens de ver “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal”). E depois mais recentes O Senhor dos Anéis.

    Também da minha lista da juventude fazem parte as sequelas de “Ases pelos Ares”, não esquecendo o “Eduardo Mãos de Tesoura”, “Darting Dancing”, o “Flashdance” e “Os Marginais”. 😉 Já mais recentes tenho na lista “Amelie”, “Gato Preto, Gato Branco”, “A Vida é Bela”, “Braveheart”, “Pianista”, “O Segredo dos Seus Olhos” e já chega porque senão a lista fica extensa! 😉

    • Célia

      Eu sei que há um 4.º filme do Indy (fui vê-lo ao cinema), mas prefiro esquecer que existe por achá-lo tão mau. Estava a tentar ser irónica, mas pelos vistos saiu-me ao lado 😀

      Também gosto muito do “Eduardo Mãos de Tesoura” e do “Braveheart”, dos restantes que mencionas. Acima de tudo, tenho noção que ainda há muitos bons filmes à minha espera 😉

      • Ehehe Saíste-te bem. Eu é que li rápido e não apanhei a ironia. 😉

      • Ah! E é realmente mau.

  • Também estou tão curiosa com o Gone Girl! Adorei o livro, é daqueles que não se consegue largar:)

    • Célia

      Pelos vistos, a Gillian Flynn escreveu o argumento e o final tem uma alteração relevante. Aguardo ansiosamente! 🙂