Home / 4/5 / [Opinião] Um Brinde à Morte, de Agatha Christie

[Opinião] Um Brinde à Morte, de Agatha Christie

7406617Autor: Agatha Christie
Título Original:
Sparkling Cyanide (1944)
Editora: RBA Coleccionables
Páginas: 238
ISBN: 9789722330558
Tradutor: Maria João Nogueira
Origem: Comprado

Sinopse: No reservado de um restaurante, seis pessoas jantam numa mesa que fora posta para sete. Diante do lugar vazio está um ramo de rosmaninho, em memória de Rosemary Barton, falecida naquela mesma mesa exactamente um ano antes, ao ingerir cianeto misturado no champanhe. Quando George Barton, viúvo de Rosemary, faz um brinde em sua recordação, todos bebem e a história parece repetir-se quando uma pessoa cai bruscamente da cadeira.

Opinião: Rosemary Barton morreu, subitamente, durante um jantar num restaurante, envenenada por cianeto. Na altura, a falta de evidências de outro tipo fez concluir que teria sido suicídio, mas quando um ano depois um jantar idêntico decorre e outra pessoa morre nas mesmas circunstâncias, começa-se a pensar que não há coincidências…

Uma boa parte do livro é dedicada a cada uma das pessoas próximas e que poderiam ser suspeitas destes crimes. Assim, numa espécie de capítulo “point of view”, Agatha Christie vai revelando quem são estas pessoas e que motivações poderiam ter para desejar ver Rosemary e a outra vítima mortas. Estes capítulos vão sendo entrelaçados com a ação propriamente dita, rumo à resolução final do mistério.

Como é habitual nos livros da Agatha Christie, o leitor está sempre a tentar adivinhar quem é o culpado e, quase invariavelmente, erra e é surpreendido pelas revelações finais. Apesar da surpresa, achei a resolução do caso um bocadinho rebuscada demais, ainda que bastante satisfatória. Contudo, o que achei muito bem conseguido neste livro foi a caracterização das personagens e toda a teia que a autora tece no que respeita à relação entre elas. A Agatha Christie quase nunca me desilude.

Classificação: 4/5 – Gostei Bastante


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.