Home / 2/5 / [Opinião] O Contrabaixo, de Patrick Süskind

[Opinião] O Contrabaixo, de Patrick Süskind

8678039Autor: Patrick Süskind
Título Original:
Der Kontrabaß (1981)
Editora: Quidnovi
Páginas: 96
ISBN: 9789895547470
Tradutor: Anabela Mendes
Origem: Comprado

Sinopse: Obra de referência escrita em 1981, narra a vivência de um contrabaixista de uma orquestra nacional alemã no seu pequeno quarto. A personagem confidencia com os leitores ironias, sarcasmos, o amor secreto por uma cantora de ópera e aborda a história da música e dos músicos.

Opinião: Patrick Süskind é o autor de um dos meus livros preferidos de sempre: Perfume – A História de um Assassino. Depois de ter lido esse livro, ainda antes de ter o blogue, li a novela A Pomba, que sinceramente não me cativou. Este pequeno livro, publicado em 2010 numa daquelas coleções que saíam gratuitamente com jornais, foi comprado precisamente por ser deste autor, numa tentativa da minha parte em explorar um pouco mais a sua obra.

O Contrabaixo é um monólogo em quase 100 páginas, pelos vistos escrito propositadamente para ser representado perante público. O narrador, contrabaixista de profissão, discorre sobre a sua relação com o instrumento que toca, sobre a sua solidão e anseios e sobre a história da música clássica e orquestral. Vários paralelismos se traçam entre instrumento e tocador, em especial no que toca à sua constante relegação para segundo plano, e entre a orquestra e a sociedade.

É notório o conhecimento e a paixão que Patrick Süskind tem pela música. Nota-se na forma exemplar como encarna a sua personagem e na maneira opinativa como vai falando sobre os clássicos. Como sou um completo zero à esquerda em música clássica e não sei tocar nenhum instrumento, houve alturas em que parecia estar a ler uma língua completamente desconhecida. Para quem não está familiarizado com o tema ou sequer tenha muito gosto por ele este livro não terá provavelmente o mesmo interesse. Gostei da escrita e da personagem principal a espaços, mas como o tema não me fascinou, a leitura ficou aquém das expectativas.

Classificação: 2/5 – OK


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.