Autor: Arthur Conan Doyle
Título Original: The Adventure of the Solitary Cyclist (1912), The Adventure of the Priory School (1903), The Adventure of Black Peter (1904)
Editora: Global Notícias
Páginas: 96
ISBN: 9789895545674
Tradutor: n.d.
Origem: Comprado
Opinião: Estou a chegar aos últimos livros com contos do Sherlock Holmes que tenho em casa por ler. O Regresso de Sherlock Holmes foi uma coletânea de contos decorridos após a suposta morte do detetive, que nos foi apresentada em “O Problema Final” (incluído nesta coleção no livro Memórias de Sherlock Holmes #1). Abaixo fica um pequeno resumo dos contos incluídos neste livro e, se seguirem o link, podem aceder a uma versão online, em inglês, de cada um.
A Ciclista Solitária – Uma jovem professora de música, orfã de pai, procura Sherlock Holmes para lhe dar contra de estranhas ocorrências que rodeiam as suas deslocações de e para o local onde leciona música. Durante uma parte do percurso, que faz de bicicleta, a jovem é seguida por um desconhecido que, a dada altura, desaparece. Este enredo inclui bastante ação e é interessante, apesar de, na minha opinião, ter um desfecho um pouco previsível.
A Escola do Priorado – Um rapaz herdeiro de uma das maiores fortunas de Inglaterra desaparece do colégio interno onde permanecia e tudo indica que foi pelo próprio pé. O dono do colégio procura Sherlock Holmes, muito preocupado com a sua reputação, em busca de ajuda para resolver o caso. O que começou por me parecer um caso previsível, acabou por ter uma resolução inesperada e interessante. Gostei bastante.
Pedro Negro – Quando esta história se inicia, já Holmes estava a meio da investigação, mas como é Watson o narrador, só quando este último “entra” no caso é que tomamos conhecimento do que se tem passado. Peter Carey, o “Pedro Negro”, é um ex-marinheiro com um feitio muito complicado, que é brutalmente assassinado na cabana onde residia. Um visitante inesperado ao local do crime é a chave para a resolução deste mistério, que sinceramente pouco me cativou.
Mais um bom conjunto de histórias, dentro daquilo a que Sherlock Holmes já nos habituou. Apesar de não ter sentido o mesmo nível de interesse por todos os contos, ficam desta leitura os bons momentos passados juntos a este peculiar detetive.
Classificação: 3/5 – Gostei