Autor: Janet Evanovich
Título Original: Wicked Appetite (2010)
Série: Lizzy & Diesel #1
Editora: TopSeller
Páginas: 288
ISBN: 9789898626103
Tradutor: Dulce Afonso
Origem: Comprado
Opinião: Janet Evanovich é uma das escritoras mais bem sucedidas a nível mundial. Quando surgem aquelas listas dos autores que mais dinheiro faturaram no ano transato, Janet Evanovich aparece quase sempre. Isto para explicar a curiosidade que sentia em ler alguma coisa dela, apesar de saber que grande quantidade de vendas não corresponde, necessariamente, a qualidade. Em Portugal, a TopSeller começou a publicar três séries de sua autoria, mas quando comprei este livro na FLL havia apenas duas e a outra tinha começado no 17.º volume, por isso decidi experimentar a série Lizzy & Diesel. Sem ler a sinopse, o que foi muito inteligente da minha parte (not!).
Lizzy vive em Salem e trabalha numa pastelaria onde faz deliciosos cupcakes. No início da história, é visitada por dois homens que nunca tinha visto e que revelam ter poderes especiais: Wulf é o mau da fita e Diesel instala-se na casa de Lizzy com o pretexto que precisa de a proteger. Na realidade, ambos perseguem sete artefactos associados, cada um deles, ao pecados mortais e Lizzy é uma das duas pessoas no mundo que os pode ajudar a localizá-los. Se este pequeno resumo da história vos pareceu parvo, não queiram saber como tudo isto foi explorado no livro.
A verdade é que, se não fosse por teimosia e por o livro não ser muito grande, não o teria terminado. Não consigo encontrar uma única coisa a elogiar aqui, porque achei o enredo ridículo e pouco original, as personagens unidimensionais e a escrita tão básica que dói. Penso que a autora tentou escrever uma espécie de fantasia urbana com toques de humor mas, quanto a mim, falhou redondamente pelo que mencionei atrás. As coisas simplesmente acontecem, com pouca ou nenhuma explicação das motivações das personagens ou do contexto. E há tanto nonsense que nada acrescenta à história que dei por mim a revirar os olhos incontáveis vezes.
A sério, mantenham-se afastados deste livro. Pela vossa saudinha.
Classificação: 1/5 – Não Gostei