Home / 3/5 / Memórias de Sherlock Holmes #3 | Arthur Conan Doyle

Memórias de Sherlock Holmes #3 | Arthur Conan Doyle

6694679Autor: Arthur Conan Doyle
Título Original:
The Adventure of the Greek Interpreter, The Adventure of the Musgrave Ritual, The Adventure of the Stockbroker’s Clerk (1893)
Editora: Global Notícias
Páginas: 72
ISBN: 9789895545759
Tradutor: n.d.
Origem: Comprado

Sinopse: As Memórias de Sherlock Holmes incluem originalmente onze contos de histórias do detective Sherlock Holmes, publicados em 1894. Os contos foram divulgados pela primeira vez na revista Strand Magazine, nos anos de 1892 e 1893. Neste terceiro livro de memórias estão reunidos O Intérprete GregoO Ritual de Musgrave e O Escriturário da Corretagem.
  

Opinião: De um modo geral, gostei deste volume com mais três contos. Considerei os dois primeiros bons, o último nem por isso. Aqui fica um resumo dos contos e algumas impressões:

O Intérprete Grego – Neste história, somos apresentados ao irmão de Sherlock Holmes, Mycroft. Descrito como tendo uma mente ainda mais brilhante do que a de Sherlock, que só não é posta ao serviço da investigação criminal porque Mycroft prefere uma vida pacata, foi com muito gosto que tomei contacto com esta personagem tão interessante. O caso gira à volta de um vizinho de Mycroft, o grego Mr. Melas, que é raptado para servir de intérprete a um grego envolto em questões obscuras. Não foi o enredo mais interessante que li nestes contos, mas esta história vale a pena pela personagem de Mycroft.

O Ritual de Musgrave – Enquanto arruma documentação relacionada com casos antigos, Sherlock Holmes descobre um documento que o remete para um dos seus primeiros casos, que envolveu a importante família Musgrave, cujo principal representante tinha sido seu colega na faculdade. Um ritual secular, um mordomo desaparecido e uma criada de quem também não se sabe o paradeiro são o mote para um caso interessante e onde Sherlock começou a aplicar as suas distintas faculdades.

O Escriturário de Corretagem – Um jovem escriturário procura Holmes para o ajudar a perceber o que há de errado com a oferta de emprego de um estranho homem, quando se encontrava em vias de entrar para outra empresa. Esta história não me cativou por aí além: não achei o enredo interessante e nem as peculiares características de Holmes aqui brilham com muita força.

Classificação: 3/5 – Gostei


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.