Home / 4/5 / [Opinião] Z, de Manuel Alves

[Opinião] Z, de Manuel Alves

17268339Autor: Manuel Alves
Ano de Publicação: 2012
Páginas: 16
ISBN: 9781301893812

Sinopse: Z vive confinado numa sala branca e vigiado por um sistema de segurança criado especificamente para o conter. Z é o último de mil crianças nascidas de úteros artificiais, dotado de um extraordinário poder de raciocínio e capacidades físicas que o colocam um degrau acima da evolução humana. Z tem um plano para escapar mas, para isso, terá de enfrentar o seu carcereiro e criador: o Professor, um homem frio e metódico, possuidor de um intelecto que rivaliza com o de Z. 

Opinião: Li opiniões bastante positivas sobre este conto no Goodreads e, como estava (e está) gratuito no Smashwords, decidi aproveitar e dar uma oportunidade a um escritor português que desconhecia até agora.

Z é jovem de 16 anos, último sobrevivente de um conjunto de mil crianças nascidas de úteros artificiais. Com um QI elevadíssimo, Z começa a demonstrar a sua personalidade rebelde e a vontade de ser livre nos exercícios cognitivos a que o “monstro branco” encarregue dele o submete. Estes exercícios são levados a cabo numa sala fechada e num ambiente controlado, e de cada vez que Z desobedece ou não faz o que dele é esperado, sofre castigos físicos.

O que me fez avançar na leitura com vontade foi a curiosidade em saber quem e o que é Z. A informação que nos vai sendo fornecida ajuda mas acaba por não esclarecer completamente. A forma como o conto termina deixa muita coisa em aberto e transforma esta narrativa, na minha opinião, num aperitivo que abre o apetite para algo maior. De acordo com um comentário do autor que li no Goodreads, está a ser preparado o desenvolvimento da história de Z, que deverá ser uma trilogia. Ainda bem!

Mas voltando ao conto em si: numa narrativa curta, o autor consegue criar um mundo credível e convincente, mas, acima de tudo, Z transparece como uma personagem interessante e que acreditamos ser supremamente inteligente. Também gostei da escrita: clara e cativante. O único problema foi que me soube a pouco. Fico a aguardar pelo desenvolvimento da história e curiosa por ler mais do autor.

Classificação: 4/5 – Gostei Bastante


Sobre Célia