Home / 2/5 / [Opinião] Um Velório Alegre, de Mário Zambujal

[Opinião] Um Velório Alegre, de Mário Zambujal

17228363Autor: Mário Zambujal
Editora: Escrit’orio Editora
Páginas: 11
Contos Digitais: #25
Origem: Gratuito online

Sinopse: Inspetor e Declarante. Crime suposto. E de como um triste velório se pode tornar uma farra recambolesca.

Opinião: Antes de mais, este conto pertence ao livro Primeiro as Senhoras (e não Primeiro as Mulheres, como vem referido no final do conto), e ao ler a sinopse deste livro após a leitura do conto fico com a sensação que foi retirado um pedaço do livro e que o conto tem continuação no mesmo.

O conto é basicamente um depoimento do dono de um bar a um inspetor, após ter sido atacado por um grupo de rufias. O relato inclui também um mal-entendido relacionado com um velório, que pouco parece contribuir para o desenlace da investigação. Se calhar, até tem importância, mas o conto termina em suspenso, parecendo mais um excerto de um livro que abre apetite para a sua leitura do que uma história com princípio, meio e fim. Até gostei do tom da narrativa e fiquei curiosa para ver como terminava, mas a sua incompletude fez-me apreciá-lo menos do que poderia ter apreciado.

Classificação: 2/5 – OK


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.