Home / 3/5 / [Opinião] Monólogo do Oriente, de Patrícia Portela

[Opinião] Monólogo do Oriente, de Patrícia Portela

17253466Autor: Patrícia Portela
Editora: Escrit’orio Editora
Páginas: 12
Contos Digitais: #27
Origem: Gratuito online

Sinopse: Era um sonho que eu tinha, ir à Escócia com a Elsa, íamos os dois de carro, atravessávamos o canal, apanhávamos um ferry, e depois outro, íamos juntos, a Elsa também tinha uma cena com a Escócia, falávamos os dois inglês, e íamos juntos, no verão, já estava tudo combinado, chegávamos lá no dia 8 de agosto, no dia do meu aniversário (…) mas depois, em maio, a Elsa acabou comigo depois de 12 anos juntos, saiu de casa, disse que estava confusa e que não se conseguia decidir e que por isso se ia embora. Nunca mais a vi.

Opinião: Mais uma autora de quem nunca tinha ouvido falar, apesar de já ter vários livros publicados. Patrícia Portela traz-nos aqui um monólogo, como o título indica, de um homem que não tira férias há 7 anos. O narrador, em jeito de desabafo, fala nos planos que lhe saíram furados de fazer umas férias na Escócia e na Islândia, e dos motivos porque as ideias nunca saíram do papel. Desgastado com a vida de trabalho e com vontade de conhecer novos países, o narrador planeia uma grande viagem à China, mas depressa começa a colocar entraves a si próprio, sentindo-se cauteloso e com medo de arriscar.

Gostei deste conto. Nota-se que tem um propósito, uma ideia que pretende passar e consegue transmiti-la de forma eficaz e de forma cativante – ao contrário de vários contos desta coleção que li até agora. O conto chama a atenção para a cautela que há em nós, para as desculpas constantes que arranjamos para não prosseguirmos determinado objetivo, de nos acomodarmos às circunstâncias e não nos esforçarmos para mudar aquilo que achamos estar errado com a nossa vida. Só não gostei por aí além do estilo da narrativa, porque este narrador é daquele tipo de pessoa que não se cala e não conhece os pontos finais, tornando-se um bocado cansativo. Mas de resto, foi uma leitura agradável e que me deixa curiosa por conhecer mais desta autora.

Classificação: 3/5 – Gostei


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.