Home / 2/5 / [Opinião] Férias com um Casal Amigo, de Ricardo Adolfo

[Opinião] Férias com um Casal Amigo, de Ricardo Adolfo

17280356Autor: Ricardo Adolfo
Editora: Escrit’orio Editora
Páginas: 14
Contos Digitais: #29
Origem: Gratuito online

Sinopse: Dois casais amigos insistem em ir de férias de fim de ano para o Brasil, quando o dinheiro mal chega até ao fim do mês. É uma tradição recente que se recusam a quebrar. Mas o tão desejado bronze revela-se muito mais caro do que o previsto.
   

Opinião: Dois casais amigos e respetivos filhos têm férias na época de Natal e, apesar de dizerem a toda a gente que vão para o Brasil, simulam essa viagem enquanto ficam dentro de um apartamento em Lisboa. Lá, vestem fatos-de-banho, comem comida brasileira e bebem caipirinhas, tentando não fazer barulho ou deixar que os vizinhos percebem que afinal continuam em Portugal. 

Achei a ideia base deste conto interessante e atual. A falta de dinheiro para manter as vidas de outrora, o desejo de manter as aparências e a falta de escrúpulos para lá chegar. Mas não gostei muito da execução. Acho que o autor falhou em criar personagens interessantes e, apesar de considerar que a forma como se expressa na narrativa condiz com a futilidade das pessoas que criou, não me agradou o tom coloquial e o vazio dos diálogos, sem pontuação e escritos tal e qual como se fala. Portanto, uma ideia base interessante que, na minha opinião, deixou a desejar a nível da execução.

Classificação: 2/5 – OK


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.