Home / 1/5 / [Opinião] O Filho do Pai Manel, de Pedro Santo

[Opinião] O Filho do Pai Manel, de Pedro Santo

17202585Autor: Pedro Santo
Editora: Escrit’orio Editora
Páginas: 13
Contos Digitais: #23
Origem: Gratuito online

Sinopse: Este Filho é um garoto que, já homem, luta por não dececionar o Pai Manel, que sempre lhe vaticinara carreira em duas profissões bem distintas.

 Opinião: José Maria vivia na incerteza de saber se faria jus ao seu homónimo Eça de Queirós ou ao homónimo que foi o último enforcado em Portugal, condenado por roubo e homicídios. Quando chega à maioridade tenta seguir o caminho de ambos, para descobrir que a sua vocação não se encontra em nenhuma dessas “profissões”.

E, basicamente, o conto é isto. Narrado num tom a fazer lembrar um clássico do século XIX (quiçá, na tentativa de evocar Eça), ficamos a par da busca de José Maria pelo seu lugar no mundo. Até poderia ser interessante, especialmente na exploração do tema da busca pela nossa vocação, mas a mim provocou-me um enorme bocejo. O protagonista não me interessou minimamente, a história não me cativou em nenhum ponto e a escrita aborreceu-me, apesar de achar que tem algum mérito e fica uns furos acima de outros contos desta coleção que já li. 

Classificação: 1/5 – Não Gostei


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.