Home / 3/5 / [Opinião] O Estranho Caso do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde, de Robert Louis Stevenson

[Opinião] O Estranho Caso do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde, de Robert Louis Stevenson

6324376Autor: Robert Louis Stevenson
Título Original: Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde (1886)
Editora: Quasi
Páginas: 102
ISBN: 9789895523757
Tradutor: Fernando Dias Antunes
Origem: Comprado

Sinopse: Nesta inquietante história do médico e do monstro, que tem como pano de fundo as investigações do advogado londrino Utterson ao enigmático relacionamento entre o respeitado Dr. Jekyll e o repugnante Sr. Hyde, Stevenson explora temas que lhe eram muito caros, como o da ambiguidade moral, da dualidade da natureza humana e do conflito entre o bem e o mal.

Opinião: Confesso que peguei neste livro agora por causa do Book Bingo, uma vez que uma das casas que me faltava preencher era “Horror”. 

Este é daquelas histórias de que a maior parte das pessoas já ouviu falar, seja porque o livro é considerado um clássico, seja porque já foi alvo de várias adaptações ao cinema, TV e teatro. Eu nunca vi nenhuma delas, mas mesmo assim já sabia o enredo base desta história. 

Dr. Jekyll é um conceituado médico londrino que mantém uma relação misteriosa com um homem repugnante, o Sr. Hyde. A história é contada do ponto de vista de um amigo do Dr. Jekyll, o advogado Utterson, que, tal como o leitor, vai descobrindo aos poucos os contornos dessa estranha relação. Utterson não consegue compreender como o seu amigo de longa data pode relacionar-se com uma pessoa cujas principais características são a “insensibilidade moral e insensata predisposição para o mal“. Apenas no excelente capítulo final, onde Jekyll revela o mistério do caso, ficamos a perceber a natureza dessa relação.

É um livro que lida com a ambiguidade moral, com as zonas cinzentas do ser humano, que algumas pessoas têm mais dificuldade em manter escondidas. Apesar de ser uma novela e ter pouco mais de 100 páginas, as personagens também não são muitas e estão bem caracterizadas e desenvolvidas. Consegui visualizar o maléfico Sr. Hyde e sentir a angústia de Jekyll pelas suas experiências falhadas e destino inexorável. Contudo, o facto de já saber o desenlace do mistério estragou-me um bocado o crescendo da tensão no livro.

É uma história que se lê bem, bem escrita – esta edição tem uma boa tradução -, que levanta questões moralmente importantes, mas que acabou por ter um impacto em mim inferior ao que esperava. Ainda assim, pela sua importância nos clássicos literários e pelo impacto que teve e continua a ter a nível cultural, é uma leitura bastante recomendada.

Classificação: 3/5 – Gostei


Sobre Célia