Home / 4/5 / [Opinião] No Muro, de David Soares

[Opinião] No Muro, de David Soares

17187771Autor: David Soares
Editora: Escrit’orio Editora
Páginas: 9
Contos Digitais: #22
Origem: Gratuito online

Sinopse: No Muro é um conto que reflete sobre a finitude do conhecimento, através de um não-leitor que herda a coleção de livros do pai. Encontramo-nos quando achamos livros e perdemo-nos quando os esquecemos.

Opinião: Este conto de David Soares era um dos que tinha mais expectativa em ler dentro desta coleção, porque já li e gostei de alguns livros de sua autoria. É um dos contos mais breves dos que li até agora, mas também foi dos que mais gostei, o que prova que não são precisas muitas palavras para ter impacto.

Este conto fala de uma biblioteca herdada. O protagonista da história herda a biblioteca do pai e, numa ocasião, encontra uma nota dentro de um dos livros. Logo decide verificar os outros livros em busca de mais dinheiro, mas dá por si, subitamente, a interessar-se pelo conteúdo dos livros. O seu amor pela biblioteca e pelo conhecimento que encerra leva-o a querer guardá-la de todos os males e a construir um muro, com os livros dentro dos tijolos.

O muro é assim, uma metáfora para a importância da preservação do conhecimento sob a forma da palavra escrita. Resiste a intempéries, a contextos nos quais a liberdade não é o valor máximo, e arranja sempre forma de florir. O texto tem palavras com significados desconhecidos pela maioria das pessoas, como já é hábito neste autor, mas esse é um aspeto a que já me habituei e que não belisca a opinião geral sobre a história, que considero interessante, bem escrita e com conteúdo. 

Classificação: 4/5 – Gostei Bastante


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.