Home / 1/5 / [Opinião] Memórias de uma Cantora Alemã, de Wilhelmine Schröder-Devrient

[Opinião] Memórias de uma Cantora Alemã, de Wilhelmine Schröder-Devrient

6765739Autor: Wilhelmine Schröder-Devrient
Título Original: Memoiren einer Sängerin (1868/1875)
Editora: Impresa
Páginas: 198
ISBN: n.d.
Tradutor: Miguel Santos
Origem: Comprado

Sinopse: A autoria desta autobiografia erótica do século XIX seria motivo de dúvidas e várias investigações. Foi atribuída, finalmente, à cantora lírica alemã Wilhelmine Schroeder-Devrient que, assim, terá assinado um dos textos centrais da literatura erótica germânica. Ao mesmo tempo, estes relatos de iniciações sexuais são como um romance epistolar, já que as memórias são desfiadas em cartas dirigidas a um renomado médico da época – o único homem, segundo a autora, que nunca procurou seduzi-la…

Opinião: Mais uma leitura que aconteceu por causa dos meus desafios de leitura, desta vez o Monthly Key Word. Este livro é, basicamente, composto por uma série de cartas na qual a autora conta a um amigo seu as várias experiências e aventuras sexuais que teve ao longo da vida. Os relatos, ao contrário do que pensava, não são eróticos – são mesmo pornográficos. 

Tenho muita dificuldade em acreditar que isto se trata de uma autobiografia, como refere a sinopse. Aliás, pelo que pesquisei parece mesmo que a parte final do livro é produto da imaginação da autora e resultado das suas fantasias sexuais. O livro é um desenrolar de situações envolvendo todos os tipos de sexo possíveis e imaginários, alguns deles indutores de desconforto e mesmo nojo. O que vale é que a linguagem coloquial permite que a leitura seja bastante rápida.

Foi uma leitura que entreteve a espaços e que apresenta alguns aspetos interessantes no que respeita à forma como o sexo era encarado no século XIX. Penso que a sua valia se centra mais no romper de preconceitos da época e do impacto que teve do que propriamente na qualidade literária do texto. Ainda assim, não é de todo o tipo de livro que aprecio e acabou por ser uma leitura tudo menos memorável. 

Classificação: 1/5 – Não Gostei


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.