Home / 2/5 / [Opinião] Jean-Charles, Amor de Calções, de Onésimo Teotónio Almeida

[Opinião] Jean-Charles, Amor de Calções, de Onésimo Teotónio Almeida

17209177Autor: Onésimo Teotónio Almeida
Editora: Escrit’orio Editora
Páginas: 27
Contos Digitais: #24
Origem: Gratuito online

Sinopse: Um conto perdido na teoria do conto e a fazer emergir pai e filho em tensão entre o amor e a liberdade de quem se quer a voar ninho fora julgando-se de asas inquebráveis. De permeio, estórias de humor entre o doce e o amargo traçam mais fundo o perfil da personagem que nenhuma teoria ajuda a entender.

Opinião: Este conto epistolar contém uma série de e-mails trocados entre um orientador de mestrado e o respetivo mestrando. Enquanto o primeiro tenta convencer o aluno a não dispersar e terminar a tese, o segundo motiva o seu orientador a pegar nas tiradas cómico-satíricas do seu filho Miguel para escrever um conto.

Entre vários episódios relatados sobre situações da vida do orientador e do seu filho, vamos tendo também algumas dissertações sobre a arte de escrever – nomeadamente contos – e pouco mais que isto. É uma leitura agradável, com alguns detalhes interessantes, mas achei a história um pouco inconsequente. Não me ficou na memória.

Classificação: 2/5 – OK


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.