Home / 3/5 / [Opinião] A Terrível Criatura Sanguinária, de Nuno Markl

[Opinião] A Terrível Criatura Sanguinária, de Nuno Markl

16742688

Autor: Nuno Markl
Editora: Escrit’orio Editora
Páginas: 13
Contos Digitais: #18
Origem: Gratuito online

Sinopse: Veloz saga tragicómica de um homem que procura reconquistar a mulher transformando-se num monstro, como aconteceu a um bem sucedido vizinho lobisomem e a um primo vampiro. Mas não é assim tão fácil conseguir uma maldição decente, hoje em dia. Uma homenagem aos filmes de monstros que Nuno Markl vê desde tenra idade, uma sátira à moderna invasão de sugadores de sangue na cultura popular e um pequeno drama doméstico sobre a importância das pequenas coisas – algumas mesmo muito pequenas.

Opinião: Gosto do Nuno Markl desde os primeiros tempos d’O Homem que Mordeu o Cão, no final dos anos 1990. Tenho seguido a sua carreira e acho piada à maior parte das coisas que faz, por isso tinha bastante curiosidade em saber como se sairia ele em ficção curta.

Um escritor talentoso entrega o seu último trabalho ao editor, que o recusa dizendo que quer que ele escreva algo com criaturas sobrenaturais e que inclua senhoras de meia-idade que tenham muito sexo. E de seguida, lemos uma curta história resultado desse pedido: um casal tem uma vida sexual monótona, ao contrário da vizinhança, que é constituída por vampiros, lobisomens, etc. e que deixam as suas mulheres bastante satisfeitas. Fernando, o marido, deseja por isso transformar-se numa dessas criaturas para salvar o seu casamento. Mas o resultado não é bem o que ele esperava.

É um conto com alguns toques humorísticos, com a crítica implícita à moda dos livros com vampiros que relegam para um plano secundário livros que mereciam melhor atenção. É também um apontar de dedo às relações feitas de aparências. Sem ser nada muito extraordinário, tem uma ideia interessante apesar do final algo previsível. Pareceu-me ter potencial para se tornar uma história melhor se fosse mais desenvolvida.

Classificação: 3/5 – Gostei


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.