Home / 4/5 / [Opinião] Como é Linda a Puta da Vida, de Miguel Esteves Cardoso

[Opinião] Como é Linda a Puta da Vida, de Miguel Esteves Cardoso

17789394Autor: Miguel Esteves Cardoso
Editora: Porto Editora
Páginas: 248
ISBN: 9789720046017
Origem: Comprado

Sinopse: «O que espanta num gato é a maneira como combina a neurose, a desconfiança e o medo – para não falar numa ausência total de sentido de humor – com o talento para procurar e apreciar o conforto e, sobretudo, a capacidade para dormir 20 em cada 24 horas, sem a ajuda de benzodiazepinas.
O gato é neurótico mas brinca. (…) Mas, acima de tudo, descobriu o sistema binário da existência.
Que é: dormir faz fome. Comer faz sono. Acordo porque tenho fome.
Adormeço porque comi. Nos intervalos, faço as necessidades.»

Opinião: Para além de ocasionais textos ou excertos que encontrei na Internet, nunca tinha lido nada de Miguel Esteves Cardoso. Apesar disso, tinha a ideia que as suas crónicas valiam bastante a pena e foi com essa esperança que comprei e li este seu último livro.

Os temas das crónicas são variados: começam por ser sobre a sua mulher, Maria João, e a luta contra o cancro; aqui o tom é sério, sentido, como somos sempre que nos vemos perante as questões da vida que realmente importam. Mas depois começam as crónicas que mais gostei de ler, aquelas nas quais Miguel Esteves Cardoso parte de observações no seu dia-a-dia e reflete sobre elas de uma forma original, com toques de humor e sempre com atenção aos detalhes. Os temas são, entre outros, o tempo, a vida, a sua família, as relações humanas e, de uma forma especial, Portugal e os portugueses – adorei, por exemplo, a carta de amor que escreve a Portugal.

Foi uma leitura rápida, feita com gosto, durante a qual dei por mim frequentemente a pensar “é mesmo isto” perante as interpretações lúcidas e perspicazes sobre o que é ser-se humano, viver em Portugal e viver, de uma forma geral. Só senti falta da informação quanto à data em que os textos foram escritos. Mas gostei muito e fico com imensa vontade de explorar o resto da obra de Miguel Esteves Cardoso.

Classificação: 4/5 – Gostei Bastante


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.