Home / 4/5 / [Opinião] Acho que Posso Ajudar, de David Machado

[Opinião] Acho que Posso Ajudar, de David Machado

16242246Autor: David Machado
Ilustrador: Mafalda Milhões
Editora: Escrit’orio Editora
Páginas: 10
Contos Digitais: #15
Origem: Gratuito online

Sinopse: “Acho que posso ajudar” é a história de uma menina que acredita estar ao seu alcance resolver os problema de qualquer pessoa, monstro ou bruxa no mundo. Mas ela não sabe que cada gesto seu pode provocar uma cadeia de acontecimentos que deixará tudo pior do que estava.

Opinião: Uma lufada de ar fresco nesta coleção, foi o que me ocorreu quando terminei de ler este conto. Porque o tom é completamente diferente – afinal de contas, é um conto infantil – e porque tem ilustrações coloridas perfeitamente adequadas ao texto.

ilustração

A história é simples: por causa de um dia ventoso e o medo que a avó tem de estragar o seu penteado, uma prestável menina lembra-se de uma forma de prender o vento e ajudar a avó. Mas esse ato tem consequências que trazem outros problemas, gerando uma bola de neve de outros problemas, que a menina vai resolvendo com a candura e credulidade própria das crianças.

Achei a história muito gira, e penso que pode ajudar os mais pequenos a perceberem que todas as nossas ações, por mais pequenas ou bem intencionadas que sejam, têm sempre consequências que é bom tentar prever. É uma história que me vejo perfeitamente a ler para o meu filho, quando ele for maiorzinho.

Classificação: 4/5 – Gostei Bastante


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.