Home / 3/5 / [Opinião] A Balada da Vala dos Velhos, de J.P. Simões

[Opinião] A Balada da Vala dos Velhos, de J.P. Simões

16282498Autor: J.P. Simões
Editora: Escrit’orio Editora
Páginas: 12
Contos Digitais: #16
Origem: Gratuito online

Sinopse: Surpreendido com a ausência do seu velho amigo Marcello, que o visitava quase todas as semanas desde que voltara para Portugal, o doutor Philippe resolve sair do recato da sua viuvez e procurá-lo. Marcello tinha um plano, um plano audacioso e pleno de lirismo para um homem de 80 anos a viver num mundo de agiotas.

Opinião: J.P. Simões – outro autor que só conhecia de nome e por causas das suas lides musicais. Este conto é escrito em forma epistolar: um médico de idade avançada escreve ao diretor de um jornal a propósito do que ele considera “o último episódio relevante da minha longa vida“.

Ao longo da carta ficamos a par do desaparecimento do seu amigo Marcello e da descoberta do motivo para tal, num texto que me pareceu ser, acima de tudo, uma crítica à forma como a nossa sociedade trata as pessoas idosas. Aliás, toda a carta é escrita num tom bastante insatisfeito, tocando em temas como a estupidificação das massas e as atrocidades a que o povo é sujeito por parte da classe política, não raras vezes com a sua anuência.

É um texto que se lê bem, com reflexões importantes (ainda que por vezes a sua inclusão na carta me tenha parecido algo forçada) e que tem por base uma história interessante. 

Classificação: 3/5 – Gostei


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.