Home / 1/5 / [Opinião] Defensor do Vínculo, de Pedro Mexia

[Opinião] Defensor do Vínculo, de Pedro Mexia

16167345Autor: Pedro Mexia
Editora: Escrit’orio Editora
Páginas: 10
Contos Digitais: #12
Origem: Gratuito online

Sinopse: O defensor do vínculo é uma figura processual nos casos de tentativa de anulação de um casamento católico. A sua função não é representar nenhuma das partes, mas defender o vínculo, ou seja, a persistência daquele casamento. Mas é possível defender o vínculo por princípio, independentemente do caso? Que espécie de convicção é que isso supõe ou dispensa? E um casamento anulado também anula uma relação entre duas pessoas?

Opinião: Pedro Mexia, outro autor que foi uma estreia para mim. Apenas o conheço do programa “Governo Sombra” e sei que publicou vários livros, mas ainda não tinha tido oportunidade de ler algo escrito por si. Devo dizer que não fiquei especialmente bem impressionada.

A personagem principal deste conto é um defensor do vínculo, uma “profissão” cuja existência desconhecia. É uma pessoa que tem como missão defender a continuidade de um casamento católico, independentemente do motivo que leva as pessoas a quererem separar-se. Rumo a uma reunião onde irá defender a sua dama, o defensor do vínculo debate-se com a validade da sua missão. Este conto não me despertou qualquer interesse, nem a nível de enredo (se é que se pode dizer que exista algum) nem a nível da narrativa, que achei por vezes demasiado verbosa. Não me convenceu.

Classificação: 1/5 – Não Gostei


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.