Home / Artigos / [Blogue] As sagas

[Blogue] As sagas

Eu disse que não ia fazer isto porque tinha ideia que os resultados não iam ser animadores. Mas como parece que tenho um lado masoquista, copiei descaradamente a Cat e pus-me a contabilizar sagas de livros. As que já li, as que comecei e estão por terminar e aquelas das quais já tenho um ou mais livros, mas ainda não comecei. Ainda pensei em contabilizar também as que me despertam interesse e que quero ler um dia, mas como deixei isso para o fim acabei por me cansar antes de lá chegar. Para além de que não queria ficar ainda mais frustrada. As séries que entram nesta estatística são todas as que tenho, independentemente do género. Como é óbvio, a ficção especulativa leva a grande fatia, com dois terços das sagas começadas e quase metade das que tenho por começar.

 

Eis os números da vergonha:

  • Terminei de ler 22 sagas. Isto inclui sagas que ainda estão a ser escritas, mas das quais já li tudo o que está publicado;
  • Estou a ler 28 sagas, isto é, pretendo terminar 28 sagas que já comecei a ler. Considerando o número de páginas, li 40% do total do que há por ler dessas sagas. Para as completar, terei de ler cerca de 40.000 páginas (considerando apenas os livros que estão publicados);
  • Dos livros que tenho por ler, 57 pertencem a 38 sagas que ainda não comecei a ler. Se quiser completá-las todas, terei de ler mais ou menos 90.000 páginas.

 

Ao ritmo a que estou a ler atualmente, ou seja, na melhor das hipóteses umas 50 páginas por dia, levaria mais de 7 anos a terminar tudo, isto se não lesse mais nada.

 

tumblr_ljkgrvQ9yZ1qafrh6

 

 

stressed

 

Confesso que fiquei um bocadinho frustrada com os resultados. Aliás, ultimamente tenho-me sentido um bocado frustrada quando penso na quantidade de coisas que quero ler, vendo o tempo a fugir a grande velocidade. A Cat disse-me, e com razão, que quando não tínhamos acesso à Internet, logo às novidades, hypes, etc., éramos muito mais descontraídos com as leituras. Eu pelo menos era: lia devagar e não me importava com isso, não ficava a pensar que tinha de me despachar porque tenho tempo de vida limitado mas o número de livros que quero ler parece não ter limite. E relia muitas vezes, sabia livros e passagens de cor. Às vezes penso que seria bom voltar a esses tempos, mas de certo modo parece-me praticamente impossível. Por enquanto, quero – apesar de ter consciência da dificuldade da tarefa – dedicar mais tempo a terminar séries que comecei e também a ler primeiros volumes de sagas que tenho por casa, para as descartar se for caso disso. Haja tempo!

 


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.