Home / 2/5 / [Opinião] As saudades que tenho de Inácia, Manuel Jorge Marmelo

[Opinião] As saudades que tenho de Inácia, Manuel Jorge Marmelo

16148662Autor: Manuel Jorge Marmelo
Editora: Escrit’orio Editora
Páginas: 11
Contos Digitais: #9
Origem: Gratuito online

Sinopse: Inácia é uma mulher da ilha de São Nicolau, em Cabo Verde. É feia e porca, e a sua vida resume-se a carregar, para trás e para a frente, cargas de lenha, água e sacos e grão. Na memória de um homem, porém, nha Nácia pode transformar-se numa doce recordação.

Opinião: Eis um autor de que nunca tinha ouvido falar, pelo que parti para esta leitura sem quaisquer expectativas. O conto é narrado na primeira pessoa por um velho cabo-verdiano, que recorda Inácia e a relação que teve com ela. Inácia era daquele tipo de mulheres desagradáveis à vista, com todos os defeitos físicos e mais alguns, e para a qual os homens só olhavam para troçarem dela. O narrador era apenas mais um deles, até ter descoberto as proezas sexuais desta mulher, característica pela qual a recorda com saudade.

E, basicamente, o conto é isto: a enumeração, uma e outra vez, do quanto Inácia era feia e gozada pelos outros homens. Até que o narrador descobre de que há ali mais do que se vê ao primeiro olhar. Foi um conto que me deixou indiferente; não apreciei particularmente, mas também não odiei. Acho que a ideia tinha potencial para dar um conto melhor, se a escrita fosse mais cativante e se a caracterização física de Inácia não fosse tão exagerada, com negligência da sua caracterização psicológica. Não fico com grande vontade de ler mais coisas deste autor.

Classificação: 2/5 – OK


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.