Autor: Afonso Cruz
Editora: Escrit’orio Editora
Páginas: 12
Contos Digitais: #7
Origem: Gratuito online
Opinião: Ao fim de sete contos, finalmente posso dizer que gostei mesmo de um deles. Afonso Cruz já é meu conhecido de outros livros e por isso tinha boas expectativas para este conto. Felizmente foram confirmadas.
A história é narrada na primeira pessoa por uma mulher que se vê no Paraíso sem a companhia do marido. Como sente tanto a falta dele, depressa inicia a viagem ao longo dos sete círculos que levam ao Inferno, onde pensa que o marido está. Em cada um deles encontramos janelas para momentos da vida desta mulher, que parece aos olhos do leitor demasiado simples (quiçá, sofrendo de alguma doença mental) mas que ao mesmo tempo tem alguns momentos de lucidez deveras poéticos.
O que para mim torna este conto verdadeiramente especial é a revelação final, que faz com que o leitor repense tudo o que leu e que fique com vontade de reler o conto à luz desta nova informação. Isto para além da escrita cativante, pontuada por passagens bem humoradas intercaladas com outras mais sérias. Vale a pena.
Classificação: 4/5 – Gostei Bastante