Home / 4/5 / [Opinião] A Queda de um Anjo, de Afonso Cruz

[Opinião] A Queda de um Anjo, de Afonso Cruz

16134210Autor: Afonso Cruz
Editora: Escrit’orio Editora
Páginas: 12
Contos Digitais: #7
Origem: Gratuito online

Opinião: Ao fim de sete contos, finalmente posso dizer que gostei mesmo de um deles. Afonso Cruz já é meu conhecido de outros livros e por isso tinha boas expectativas para este conto. Felizmente foram confirmadas.

A história é narrada na primeira pessoa por uma mulher que se vê no Paraíso sem a companhia do marido. Como sente tanto a falta dele, depressa inicia a viagem ao longo dos sete círculos que levam ao Inferno, onde pensa que o marido está. Em cada um deles encontramos janelas para momentos da vida desta mulher, que parece aos olhos do leitor demasiado simples (quiçá, sofrendo de alguma doença mental) mas que ao mesmo tempo tem alguns momentos de lucidez deveras poéticos. 

O que para mim torna este conto verdadeiramente especial é a revelação final, que faz com que o leitor repense tudo o que leu e que fique com vontade de reler o conto à luz desta nova informação. Isto para além da escrita cativante, pontuada por passagens bem humoradas intercaladas com outras mais sérias. Vale a pena.

Classificação: 4/5 – Gostei Bastante


Sobre Célia

  • Eu bem tinha dito que valia a pena pelo menos chegar a este!
    Se bem que entrtanto já gostei bastante de mais dois, o do Gonçalo M. Tavares e o da Dulce Maria Cardoso, se não me falha a memória. Fico à espera das tuas opiniões!

    • Célia

      Estou particularmente interessada no do Gonçalo M. Tavares. Tenho lido coisas muito boas sobre este escritor, e apesar de ter por aqui o “Jerusalém”, ainda não o li, por isso vai ser uma estreia para mim.

      • Sandra

        Gonçalo M. Tavares é mesmo mesmo muito bom, Célia. Mal tenhas oportunidade, pega num livro dele. Quase de certeza que vais gostar, ele tem uma voz muito própria.
        (Desculpa a intromissão…)
        S.

        • Célia

          Podes intrometer-te à vontade 😀
          Se tu dizes que é bom eu acredito! Vou tentar “enfiar” o Jerusalém na minha agenda apertada 😛 Que outros livros dele recomendas?

  • Sandra

    Todos os livros do Reino são bons (o meu preferido é mesmo o Jerusalém) e também os d’O Bairro. Eu adoro os Senhores, em especial o Senhor Swedenborg. É um livro muito invulgar, mas absolutamente fantástico! Talvez o tenha lido com a disposição ideal ou então “caiu-me no goto”, mas a verdade é que o achei brilhante.
    Se passares por uma livraria, abre-o e lê uma página ou duas para perceberes como é o livro, garanto-te que é diferente. Mas como romance recomendo-te mesmo o Jerusalém.
    Coitado do Afonso Cruz, estou a roubar-lhe tempo de antena. 😉

  • Ainda só li um de Afonso Cruz e já fiquei fã!

    Partilho a minha experiência:

    http://numadeletra.com/22922.html

    Um abraço,
    Numa de Letra