Home / 1/5 / [Opinião] Um Romance, de Rui Zink

[Opinião] Um Romance, de Rui Zink

Autor: Rui Zink
Editora: Escrit’orio Editora
Páginas: 14
Contos Digitais: #3 
Origem: Gratuito online

Opinião: Lembro-me de Rui Zink do programa “Noite da Má Língua”, onde gostava de o ver, mas nunca tinha lido nada dele, apesar de saber que tem carreira profusa no meio das letras. Portanto, estava com boas expectativas para este conto, especialmente para aferir do tom humorístico do texto.

Em linhas gerais, temos aqui a história de um amor fracassado entre Artur e Carolina, nos anos 80, narrada pela primeira pessoa pelo autor, mirone do casal num restaurante onde aguarda por um amigo para jantar. Por artes mágicas, como o próprio autor admite, fica a saber de toda a história de vida dos dois e da relação que têm. Tudo isto é relatado num tom supostamente humorístico, e digo supostamente porque não achei piada nenhuma. Talvez o problema seja meu, mas este tipo de humor não me cativa nada. Depois, achei a história desinteressante e não me importei minimamente com o que se ia relatando sobre as duas personagens principais e os seus dilemas. Pareceu-me também muito mal amanhada a opção por um narrador omnisciente e ao mesmo tempo presente na narrativa, pois sendo uma personagem secundária acaba por parecer mal explicada a forma como ficou a par do que relata. Em suma, achei uma leitura dispensável, da qual nada retirei, e que não me deixou curiosidade em ler outras coisas do autor.

Classificação: 1/5 – Não Gostei


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.