Home / 1/5 / [Opinião] Mania, de Luísa Costa Gomes

[Opinião] Mania, de Luísa Costa Gomes

Autor: Luísa Costa Gomes
Editora: Escrit’orio Editora
Páginas: 23
Contos Digitais: #4
Origem: Gratuito online

Opinião: Nunca tinha ouvido falar desta autora. Ao ler a mini biografia que precede todos os contos desta coleção, fiquei a saber que tem carreira profusa neste tipo de narrativa, tendo até editado a revista “Ficções”, dedicada precisamente à publicação de contos, tanto de autores portugueses como de autores estrangeiros.

“Mania” é uma reciclagem do conto “Gémeos Diferentes”, que a autora publicou em 1984. Posso dizer que fiquei curiosa por ler o conto original, para descobrir se o facto de ter sido rescrito lhe fez mal ou, se por outro lado, o acharia ainda pior. A história resume-se rapidamente: Sáurio, um escritor frustrado, recebe um telefonema por engano e deixa-se propositadamente enredar num imbróglio de situações que envolvem um marido traído, uma mulher desaparecida e alguns elementos de mistério. A “mania” do título refere-se ao desejo exagerado que Sáurio tem em ser escritor, que o leva a ver-se no meio de situações inauditas em busca de inspiração, sem medo das consequências.

Com exceção de alguns momentos em que achei a escrita bastante razoável, não gostei deste conto. Achei-o confuso, não consegui perceber qual o seu objetivo, e nem a história nem as personagens me cativaram. Não tenho muito mais a dizer para além de que não foi, de todo, uma leitura memorável.

Classificação: 1/5 – Não Gostei


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.