Home / 3/5 / [Opinião] Cidade Líquida, de João Tordo

[Opinião] Cidade Líquida, de João Tordo

Autor: João Tordo
Editora: Escrit’orio Editora
Páginas: 11
Contos Digitais: #2 
Origem: Gratuito online

Opinião: A sensação que tenho depois de ter lido este conto é que entrei num comboio em movimento e abandonei-o antes de ter chegado ao seu destino. Isto porque “Cidade Líquida” é um conto difícil de resumir, cheio de abstrações e devaneios, que prima por deixar o leitor intrigado sobre o seu fio condutor e objetivo. De notar que este conto vai buscar personagens a outro conto publicado anteriormente pelo autor, “Águas Passadas”, cuja leitura talvez ajude a iluminar um pouco o que aqui se passa.

A história é narrada na primeira pessoa por um professor de filosofia que parece ter uma obssessão por um realizador e respetivo filme, de seu nome “Cidade Líquida”. Boa parte do conto é passado a descrever o enredo desse filme, cujas personagens/atores e situações parecem entrecruzar-se com a realidade. Na verdade, e como disse no início, parece um capítulo retirado de um qualquer livro, sem ter propriamente um início e um fim, deixando o leitor um pouco à deriva, como a personagem principal e os protagonistas do “Cidade Líquida”. Valeu por ser intrigante e muito bem escrito. Deixou-me com vontade de explorar outros trabalhos do autor.

Classificação: 3/5 – Gostei

 


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.