Home / Blogue / [Blogue] Balanço de 2012

[Blogue] Balanço de 2012

E cá está o já habitual post de balanço das leituras de 2012. Excluindo livros de banda desenhada e contos isolados, li um total de 35 livros. Isto é cerca de um terço do que li entre 2009 e 2011, mas como se costuma dizer, às vezes a vida acontece. Costumo fazer um top 10 das leituras do ano, mas desta vez vou ficar-me por um top 3. Assim, sem ordem de preferência, aqui estão os três livros que mais gostei de ler este ano:

 

 

 

A opinião de Atlas das Nuvens ainda não está disponível porque o terminei ontem, mas posso desde já dizer que é um livro fantástico. Que excelente forma de acabar o ano.

 

No balanço de 2011, já estava a adivinhar que o meu ritmo de leitura ia diminuir bastante e não me enganei. Apesar de ter feito menos compras que em anos anteriores (do que me lembro, só comprei um (!) livro na Feira deste ano), também li bastante menos, o que deu origem a um aumento na pilha, apesar de não ter sido considerável.

 

Objetivos para 2013

 

Os principais objetivos de leitura que tenho para o ano que se avizinha são os seguintes, por ordem de prioridade:

  • Diminuir a pilha de livros por ler. Para isso, conto com o incentivo do desafio Mount TBR. Mas não chega ler só do que já tenho cá por casa: é preciso comprar a um ritmo inferior ou reduzir as compras ao mínimo. Gostaria de conseguir comprar só um livro por cada 5 que ler. 
  • Completar os desafios a que me propus. Para além do referido no ponto anterior, pretendo completar os desafios do Book Bingo e do Monthly Key Word.
  • Ler pelo menos 52 livros. Isto dá um livro por semana, o que é metade do que li nos meus melhores anos, mas tenho de ter em conta que agora também tenho metade do tempo disponível (ou menos).
  • Reler The Lord of the Rings e outras obras de Tolkien. Este é um objetivo para o ano todo e que gostaria de cumprir, apesar de não ser prioritário.
  • Tentar terminar séries/trilogia que comecei, algumas delas há anos atrás.

 

Para o blogue, espero conseguir publicar com regularidade. Ainda há algumas rubricas que desejo reativar e tenho ideias novas (especialmente para a secção dos Autores, que anda um bocado esquecida). Haja tempo e paciência! Bom 2013 para todos.


Sobre Célia

  • Olha, alguém que tem vida para além dos livros. 😉

    POis eu também adoro ler mas adoro fazer outras coisas, pois ler tem de ser prazer, assim como tantas outras coisas.

    Mas enfim.

    Um bom ano!

  • Comprar 1 por cada 5 também vai ser um objectivo para 2013 (até já era para este ano, mas correu mal *assobia*) e YAY releituras! 😀 Também queria reler Tolkien este ano, mas sou capaz de ler antes outras coisas dele que ainda não li. 🙂

  • Eu vou começar a ler o Lord of the Rings, já em Janeiro /

    Bom ano para ti também! 😀

  • um bom 2013, célia, extensível à famelga! 😉

  • Decidi também aderir a alguns destes desafios, pois tive preguiça de ir procurar e, como confio neste blogue e nas palavras/propostas da Célia, achei bem.
    Assim, tentarei em 2013 chegar ao Mt. Everest (a pilha de livros que esperam vem já de 2001 e são imensos – e espero este ano andar muitíssimo controlado nas compras), fazer o Bingo (título com número – «O 13.º Sol» de Daniachew Worku, sugerido por alguém – «O coração é um caçador solitário» de Carson McCullers, ficção histórica – «A Obra ao Negro» de M. Yourcenar, bestseller – «2666» de Roberto Bolaño e viagens – «A Máscara de África» de V. S. Naipaul) e o Monthly Key Word. Ficam aí abaixo as minhas opções, para já, para quem interessar:

    janeiro – Um homem parado no inverno, Baptista-Bastos
    fevereiro – O coração é um caçador solitário, Carson McCullers
    março – A Casa Verde, Mario Vargas Llosa
    abril – O Jardim do Éden, Ernest Hemingway
    maio – A Criação Do Mundo, Miguel Torga
    junho – Morrer ao Sol, Peter Palangyo
    julho – O cheiro da noite, Andrea Camillieri
    agosto – Atlas das Nuvens, David Mitchell
    setembro – Adeus, Azules, António Murteira
    outubro – O Medo do homem Sábio, Patrick Rothfuss
    novembro – O 13.º Sol, Daniachew Worku
    dezembro – Pela Estrada Fora, Jack Kerouac

    • Célia

      Boa, Tiago. Desejo boa sorte para os desafios 😉