Autor: Nancy Butler, Jane Austen
Ilustrador: Hugo Petrus
Editora: Marvel Comics
Páginas: 120
ISBN: 9780785139157
Origem: Empréstimo
Opinião: Já li o livro, vi a mini-série da BBC e o filme de 2005; Orgulho e Preconceito é daquele tipo de histórias que fazem parte do imaginário coletivo e que quase toda a gente, mal ou bem, conhece. Apesar de não ser o meu clássico preferido de sempre, gosto muito da história e tinha curiosidade para ver como seria transposta para este formato. Nancy Butler é escritora de regency romances e foi a responsável pela adaptação do texto; Hugo Petrus é um ilustrador espanhol, que teve a seu cargo os “bonecos”.
Na introdução do livro, a autora explica que a ideia de fazer comics dos livros da Jane Austen surgiu pela vontade de cativar leitores do sexo feminino para o mundo da banda desenhada. A adaptação contém praticamente só as palavras de Jane Austen, e penso ter conseguido captar o essencial da obra original, apesar de por vezes a história me ter parecido meio a correr, mas penso que isso é normal tendo em conta o formato.
Do que não fiquei particularmente fã foi das ilustrações. As personagens pareceram-me ter um ar demasiado moderno para a história em causa – gosto bem mais da Lizzie que aparece na capa, por exemplo. Mas de resto gostei desta experiência diferente e que originou uma tarde bem passada. É uma adaptação bem conseguida no sentido que resume o essencial, mas não gostei muito das ilustrações, que me pareceram demasiado modernas para a história em questão.
Classificação: 3/5 – Gostei