Home / Curiosidades / Livros em miniatura

Livros em miniatura

O húngaro Jozsef Tari é um colecionador de livros e jornais em miniatura, tendo em sua posse mais de 4500 exemplares obtidos desde 1972. A coleção inclui livros de vários temas, como por exemplo arte, culinária ou política.

 

 

Um livro em miniatura não deverá ter mais de 100 mm e pode ser de três tipos:
– Livro anão: entre 76 e 100 mm
– Mini-livro: entre 30 e 76 mm
– Micro-livro: até 30 mm.

 

 

O livro mais pequeno que Jozsef Tari tem em sua posse tem as medidas de 2.9 x 3.2 mm e o mais velho tem mais de 100 anos de idade. Estes livros começaram a aparecer como forma prática de transportar orações, e ganharam expressão com a concorrência entre gráficas, para ver quem conseguia produzir os livros mais pequenos.

 

 

Apesar de caberem na palma de uma mão, os livros são perfeitamente legíveis, sendo porém necessária uma lupa para ler alguns deles. 

 

Fontes: Web Urbanist e Jozsef Tari


Sobre Célia

  • Eu tenho pelo menos 2, um deles é do meu signo. Achei piada porque algumas coisas bateu certo. 😀 São coisas engraçadas e acho que deve dar um trabalhão enorme para fazer. Acho que as coisas pequenas dão sempre mais trabalho que as grandes.

  • UAU!!! Adorei!!

  • Estante de Livros

    Já agora, aproveito para divulgar uma exposição de livros em miniatura que está a decorrer em Lisboa, no CCB – Fábrica das Artes, entre 5 e 26 de Novembro.

    http://www.livrosminiatura.com/2010/11/exposicao_10.html