2014 Reading Challenge

2014 Reading Challenge
Célia has read 0 books toward her goal of 75 books.
hide

Estou a Ler

Newsletter

Arquivo

Creative Commons License This blog by Estante de Livros is licensed under a Creative Commons Atribuição-Não a Obras Derivadas 2.5 Portugal License.

Visitas desde 20/07/2007

[Blogue] Até já!

Thursday, November 24, 2011 Post de Célia

Como devem imaginar, manter o blogue regularmente atualizado é uma tarefa que me consome imenso tempo. Não me estou a queixar, porque sempre achei que o que se faz por gosto não é desperdício de tempo. A questão é que a criação constante de conteúdos originais exige a combinação ideal de três fatores: tempo, paciência e dedicação; ultimamente tem-me sido cada vez mais difícil arranjar vontade para escrever, não só porque penso estar a atravessar um período menos entusiasmado no que às leituras diz respeito (o que se reflete na pouca vontade de escrever opiniões), mas também porque alguns motivos pessoais não me permitem pensar que o meu estado de espírito vai melhorar num futuro próximo. E antes que isso se comece a refletir seriamente nos conteúdos, pensei no assunto e cheguei à conclusão que o melhor seria fazer uma pausa no blogue, para poder respirar um pouco. Não sei quanto tempo a pausa irá durar ou mesmo se será uma pausa intermitente (para o caso de me apetecer vir aqui e escrever qualquer coisita), mas preciso de um tempo afastada para perceber se esta falta de vontade é temporária ou permanente. Acho que devo uma satisfação a quem gosta de passar por aqui e sente que o que encontra lhe traz algum valor acrescentado, por isso aqui está ela. Entretanto, continuarei ali pelo Goodreads ;) Até já!

 

Célia 


Categorias Blogue
  • http://estemeucantinho.blogspot.com WhiteLady3

    Só posso dizer que entendo, pois fiz o mesmo. Resolvi tirar um tempo para perceber se a coisa era temporária mas revelou-se permanente. De vez em quando até penso “se calhar fiz mal” mas passa-me rapidamente. Tenho encontrado mais satisfação e entusiasmo noutros projectos. :)

  • http://abibliofila.blogspot.com/ Cat SaDiablo

    Já sabes que gosto muito de te ler, e que vou sentir falta deste cantinho de referência. Mas as tuas opiniões são muito importantes para mim, com blog ou sem blog, e a internet é grande, encontramo-nos por aí para continuares a desgraçar a minha carteira com sugestões de livros :D O importante é que a partilha te dê gozo :)
    Obrigada por teres dado ao trabalho de explicar, não era tua obrigação, mas também demonstra a consideração que tens pelos teus leitores :)

    Até já :)

  • http://lerycriticar.blogspot.com/ Luis

    Olá Célia!
    Tenho pena que te sintas obrigada a fazer esta pausa, mas quando a mente ou o corpo pedem é preferível ceder do que forçar. Espero ainda que de vez em quando, quando tiveres um bocadinho de vontade, possas passar pelo meu blog, dar-me a tua opinião… e podemos sempre continuar a trocar uns mails!

  • http://marcadordelivros.blogspot.com Maria Manuel

    Como detentora de um blogue sei o quanto ocupa o nosso tempo mantê-lo constantemente actualizado, fazendo disso quase que uma obrigação, uma espécie de segundo emprego. Portanto, entendo muito bem o que queres dizer com este “desabafo”. Contudo, não deixo de ficar triste com este “Até já!”. Sou seguidora da Estante há muito tempo, sobretudo dos teus comentários, e foi com muita pena que li esta tua vontade de quereres fazer uma pausa…
    No entanto, quando o prazer passa a uma obrigação há que ganhar coragem e colocar um ponto final. Quando isso acontecer comigo terei de o fazer também.
    Não posso deixar de enaltecer as boas críticas que deixaste ao longo das leituras que foste fazendo, as inúmeras sugestões que me foste dando e a muitos leitores (tenho a certeza) e vais deixar saudades. Tal como referiste., vemo-nos no Goodreads. Beijinhos.

  • http://www.papeiseletras.blogspot.com Diana

    Este é um dos blogs que espreito todos os dias, que tenho como referência e tenho pena que faças esta pausa. Mas, como já foi dito num dos comentários, quando aquilo que nos dá prazer passa a ser visto como obrigação, deixamos de ter o mesmo entusiasmo e, por isso, respeito a tua decisão.
    Vou continuar a seguir-te pelos meandros das internetes (agora soou um bocado stalker…) porque gosto das tuas opiniões literárias e, através delas, já li uns quantos livros que, de outra maneira, não lhes tinha pegado. Vou sentir falta deste canto mas olha, pode ser que comece a prestar mais atenção ao Goodreads! :D

    Beijinhos :)

  • http://porquenemtudoetrabalho.blogspot.com/ Rodrigo Oliveira

    Epah!!! Caiu-me tudo agora!!! :((((
    Mas compreendo. Bem sei quanto é difícil e “time-consuming” manter um blog actualizado. E se a isso juntarmos alguma “bad-mood” que diz respeito a cada um e nada mais, então… paciência. Oremos por uma pausa breve. :)
    Considerava (e considero) este blog como uma referência na blogosfera literária. Ao contrário de muitos outros que se mantem actualizados com as várias novidades das editoras portuguesas (o que eu, honestamente, dispenso) as actualizações aqui incidiam sobre o “sumo” ou seja, as leituras dos livros, criticas literárias, adaptações ao écran (por acaso já não aparecia uma há algum tempo :) …), e até “avisos à navegação” sobre colecções que saíam em revistas e/ou jornais (foi por aqui que conheci a “Sábado”), etc.

    Foi este blog que impulsionou o meu gosto pela leitura. Foi este blog que me apresentou o Goodreads. Foi este blog que me apresentou as Crónicas de Martin. Foi este blog que me apresentou Robin Hobb (já está na prateleira há espera…). Foi este blog que me fez organizar as minhas prateleiras de livros (infelizmente não fui a tempo para publicá-las aqui :( …). Enfim, poderia continuar por aqui fora que foram muitas e boas as coisas que fui apanhando por aqui.

    Em suma, foi através deste blog que me embrenhei no mundo literário. E gostei tanto que continuei e vou continuar :)))

    Vou continuar a acompanhar o teu outro cantinho dedicado ao Game of Thrones e as reviews que fizeres no Goodreads…
    E obrigado por teres mantido esta estante até agora.

  • Teresa Proença

    Desde que descobri a “Estante de Livros” não passou um dia sem lhe fazer uma visita. Através do seu blog descobri muitos outros, mas o seu esteve sempre em primeiro lugar nas minhas preferências, quer pelas escolhas que faz, quer pela qualidade da sua escrita. Com a Célia descobri livros e autores que ficam comigo para sempre e aprendi o caminho para o “Goodreads”.
    OBRIGADA Célia.
    Vou sentir muitas saudades, por isso vou continuar a “espreitar” para o blog…até já.

  • Raquel Romana

    Desde sempre que oiço os meus pais a dizer: “Impressionante, tens que andar sempre com um livro atrás de ti”…É verdade e orgulho-me disso, mas houve uma altura da minha vida, em que o livro que me acompanhava era sempre o mesmo, pois tinha perdido o gosto pela leitura, lia uma frase ou duas e desistia. Reencontrei a vontade de ler e o gosto pela leitura, depois de ter conhecido o teu cantinho. Posso afirmar sem sombra de dúvida, que cresci como leitora devido às tuas opiniões e críticas. Célia, só te posso agradecer por isso.
    Espero que reencontres a tua vontade, que eu continuarei a ler o teu blog (mesmo sem publicações :p)

  • Landa

    Olá Célia. Não é frequente comentar mas sou uma leitora assídua do teu blog. Gosto muito das tuas críticas não só pela forma como o fazes mas também porque acho que és uma das poucas bloguistas que é absolutamente sincera nas tuas opiniões, sem influência de outros bloggers. Tenho pena desta tua ausência mas como todos os outros percebo. Devo dizer que foi através da estante de livros, primeiro o fórum e depois o blog, que descobri excelentes livros que nunca pensaria ler e outras pessoas gostam de ler e partilhar as suas opiniões. Um muito obrigado também por isso.

    Vou acompanhando as tuas leituras e eventualmente opiniões através do goodreads! Beijos!

  • http://www.bibliotecatransmissivel.blogspot.com Filipe de Arede Nunes

    Entrei no mundo da blogosfera em 2004!

    Esta é uma vida difícil! Por vezes, ficamos aborrecidos porque ninguém nos lê, ou, porque ninguém quer comentar o que escrevemos. E desanimamos. Muitos já desistiram!

    Tenho o meu blogue sobre livros desde 2008. Não sou jornalista, logo não dou notícias. Não sou dono de nenhuma livraria, ou editora, logo não dou conhecimento de passatempos ou novos lançamentos. Sou apenas um leitor. E comento e deixo para a posteridade simples análises de leio. Por isso, escrevo quando me apetece! Normalmente quando acabo de ler um novo livro.

    O Estante de Livros é um óptimo blogue! Gosto da maioria das coisas que por aqui vou lendo. Não concordo com muitas mas compreendo o magnífico da diversidade e da pluralidade.

    É com pena que vejo esta interrupção no blogue. Não tendo sido uma absoluta surpresa lamento-o. Lamento em particular o facto de não haver certeza de poder voltar a observar algumas das belas estantes que a que o blogue costumava dar vida. É o meu lado vouyer!

    Até já,
    Filipe de Arede Nunes

  • Cris =)

    Sou uma leitora assídua do teu blog há muito tempo apesar de só há pouco tempo fazer comentários. A minha lista da wook é quase toda baseada nas opiniões que aqui li que fizeram desejar certos livros. Aliás, vinha agora mesmo, toda contente, espreitar em que é que vale a pena gastar na editora presença (está com promoção) quando deparo com este post :(

    Mas é como diz o Luís, se realmente a mente e o corpo estão a pedir… toca a fazer a vontade. Espero que seja só um “até jázinho” mas espero ainda mais que esta pausa te ajude no que precisas. Mas vou ter muitas saudades… e vou tentar habituar-me ao goodreads =)

    Obrigada por tudo que me deste a conhecer e pelos bons momentos que passei a ler as tuas reviews (e outros posts) e os livros que li porque publicaste a tua opinião.

    Beijinhos

  • http://www.tonsdeazul.blogspot.com/ tonsdeazul

    Opá, deixaste-me triste, pois gosto de entrar aqui e ler as tuas novidades e opiniões, independentemente de comentar ou não.
    Entendo perfeitamente esta tua decisão e agradeço a explicação dada aos teus leitores. ;) Desejo que a tua ausência seja breve e que voltes em força com o teu entusiasmo e motivação de sempre! Caso contrário, como não estou no Goodreads, encontramo-nos, quem sabe, noutras vertentes deste mundo virtual…
    Um beijinho, boas leituras e cuida-te!

  • http://lerreflectir.blogspot.com/ Tchetcha

    Com tantos comentários impressionantes é complicado acrescentar algo mais ao que já foi dito por isso digo-te: Força aí, nós esperamos por ti e até já! :)

  • http://nlivros.blogspot.com/ Iceman

    Olá Célia!
    Digo-te o mesmo que disse à WhiteLady, acrescentando que, de facto, muitas vezes não nos apercebemos que a nossa vida real é algo que está do outro lado e, grande parte das vezes, a gente se refugia nos livros estendendo esse refúgio ao blogue.
    De há uns 3 anos para cá compreendi isso e decidi escrever quando me apetece.
    Ou seja, compreendo muito bem que quando não estamos a passar por um bom momento pessoal, não tenhamos a mínima paciência para escrever e publicar. No entanto, penso também que quem escreve, leva demasiado a sério esse acto e se esquece que o acto de escrever, a ainda mais uma opinião, deve ser algo prazeiroso e que seja feito de nós para nós, percebes?
    Agora, pergunto, para quê esse stress de pensar em novos conteúdos, opinião diárias, etc?
    Ninguém nos dá mais valor por isso e depois descamba tudo num enorme stress e fecha-se o blogue.
    Enfim, é a minha opinião.
    Tenho a certeza que voltarás, quando te sentires melhor.
    Beijinho!
    Miguel

  • Rita Gonçalves

    É raro o dia que não visito este local. Faço-o há anos! nunca gostei de seguir a tendência das vendas e acabei por encontrar neste site opiniões de grandes livros que fugiam a essa tendência. Foram muitos os livros que comprei depois de ler a tua opinião!
    Fico a rezar para que voltes e até lá voltarei a ter dúvidas sobre o que ler!
    beijinhos

  • Rita Gonçalves

    E por falar em dúvidas. Alguma sugestão de blogs a seguir que valha a pena? O teu site era o meu blog de referência. Aceito sugestões tuas e também dos fãs deste site!
    beijinhos e volta depressa!

  • Rui

    Axo k é a primeira vez que escrevo neste blog. Só posso agradecer por tudo o que divulgaste! Beijos

  • Bárbara

    Está quase tudo dito.
    Este é um belíssimo blog, aprendi aqui algumas coisas e tirei ideias muito interessantes, dadas por ti e pelos outros comentadores. Vou continuar a ler atentamente as tuas opiniões no goodreads mas vou ter saudades de algumas rubricas, especialmente das estantes!

    Faço votos para que a vida te corra bem, que arrebites, e te volte a apetecer publicar neste blog de vez em quando.

    @ Rita Gonçalves: caso ainda não o tenha feito, aconselho-te a inscreveres-te no Goodreads. Não é um blog, mas é um sítio óptimo para partilhar opiniões sobre livros.

  • http://ruadesaofranciscodepaula.blogspot.com/ O ramalhete

    Fica apenas a sugestão de partilhares o blogue com alguém de confiança, que também leia e escreva, de forma a aliviar a pressão sobre ti. Assim seria possível mantê-lo actualizado e simultaneamente permitir-te-ia ter o tempo bastante para leres e formulares textos quando te convier.
    Uma boa pausa.

  • http://www.folhasdepapel.wordpress.com djamb

    Sei bem como é. Já tive de fazer “pausas” em diversas coisas para me organizar, o que acaba sempre por trazer óptimos frutos. Até breve!

  • http://www.tulisses.blogspot.com tiago

    apesar de entender perfeitamente, não posso deixar de ficar um pouco triste, pois o sítio já era obrigatório, quae diariamente…

  • http://cuidadocomodalmata.wordpress.com/ jen7waters

    Uma boa pausa, canochinha! Tenho a certeza de que vais voltar fresca que nem uma alface. :D

  • Teresa

    Tenho pena mas entendo perfeitamente.
    Espero que voltes à actividade!!
    Beijinhos

  • Isabel

    Não sou frequentadora de blogues, com excepção deste… Mas compreendo perfeitamente o desgaste e só espero que a retirada seja mesmo temporária. Por isso, ATÉ JÁ!!!!!!

  • http://o-prazer-das-coisas.blogspot.com Tita

    Só agora é que reparei que ainda não tinha comentado no blog.
    Tenho pena que faças uma pausa no blog, pois foi através da Estante que descobri excelentes livros. No entanto, tal como já te tive oportunidade de te dizer, o blog tem que ser algo que faças com prazer e não uma obrigação. Portanto, Célia, apoio a tua decisão =)
    E vou continuar a seguir no GR e no twitter =)

  • Paula Dores

    Tb tenho muita pena. Costumava visitar este blog com entusiasmo. E também gostava de opiniões sobre outros blogs a visitar! Beijinhos e volta um dia!

  • Bruno Lima

    Olá Célia! Já sabe o que sinto com este Até Já. Como lhe disse antes, espero que volte um dia se conseguir ressuscitar o entusiasmo de antigamente.

    Rita e Paula: Também eu fiz a mesma pergunta sobre que blogs seguir, tentando colmatar um pouco esta perda. A Célia respondeu-me prontamente e assegurou-me que todos os blogs linkados aqui têm qualidade e merecem ser visitados. Se a Célia diz, eu acredito! Aconselhou-me ainda um blog recente que apresenta uma excelente qualidade. Chama-se Ler y criticar.

    Tal como a Célia me assegurou, o blog tem bastante qualidade, no entanto é muito recente e pouco conhecido (também tem poucas opiniões escritas mas merece ser seguido com atenção).
    Certamente não serve para colmatar o vazio que a Estante nos deixa, mas com este blog e mais uns quantos, certamente continuarão a conseguir fazer boas escolhas! para além deste ler y criticar vou ainda arranjar algum tempo para conhecer outros blogs aqui linkados e certamente em poucos minutos encontrarei qualidade.

    Outra opção excelente é o Goodreads, merecedor da nossa atenção sempre que tentamos escolher um livro.
    uma vez mais obrigado Célia, tanto pelos vários posts como pela sugestão. Espero o seu regresso e espero também não ter ofendido nenhum outro blog! Penso que quanto mais forem conhecidos, mais se incentiva a leitura!
    E se mais alguém tiver sugestões, também estarei atento!

    • http://porquenemtudoetrabalho.blogspot.com/ Rodrigo Oliveira

      Bruno, há por aí muitos sites e blogs literários mas há sempre alguns que nos ficam na retina e acabamos por passar por lá mais vezes…
      Gosto muito do Labirinto dos Livros, do Silk & Magic e do Os Devaneios da Jojo, para te citar apenas alguns exemplos…
      Mas como diz a Célia, qualquer um linkado aqui merece ser visitado.
      Boas leituras…

  • Kratos

    Pois tb posso já repetir mt coisa que aqui disseram mas vou ser resumido! Graças ao teu blog foi tb um dos meus impulsionadores para me dedicar e viciar na leitura de fantasia e me fartar de gastar dinhieor em livros e tens parte de culpa nisto só para saberes :P hehe.
    Mas olha só te digo o seguinte bom descanso e fazes bem em fazer uma pausa como já te disse no goodreads e lá nos encontraremos um até já ;)

    jokas

  • http://oslivros.blogs.sapo.pt/ Fábio J.

    Não sou comentador usual aqui do blog, mas desta vez tenho de escrever e deixar registado o meu respeito e admiração pelo trabalho produzido neste espaço. A Estante dos Livros tornou-se paragem obrigatória na minha ronda (cada vez mais rara) pelos sites e blogs sobre livros, porque, a meu ver, reflecte o prazer da leitura e o prazer de discutir literatura: bem mas informalmente.

    Como (ex?)blogger apenas posso repetir o que já foi referido: o entusiasmo não é eterno. No meu caso, abandonar temporariamente este universo virtual, por vezes acelerado, só me fez apreciar a leitura ainda mais. Mas continuo a sentir vontade de partilhar opiniões, e prometo a mim mesmo que voltarei. Espero que a Célia sinta o mesmo e vá continuando por cá…

  • http://chmeianoite.blogspot.com/ Patrícia

    Olá Célia!
    Compreendo esta pausa. Eu mesma acho que muito em breve vou ter de fazer o mesmo.
    Vou sentir saudades deste excelente blogue! :) Desejo-te muita força, um bom descanso e boa leituras.
    Bjs**

  • vinicius

    Uma pena vc dar essa pausa. gosto muito de seus posts, e alem disto é uma fonte de informações sobre livros que ainda não li.

    volte logo.

  • FilipaM.

    Olá Célia. É com tristeza que te vejo a fazer esta pausa. Não há muito mais a dizer, apenas espero é que as decisões que tomas te façam feliz. É isso que no final interessa! :)

  • http://www.tonsdeazul.blogspot.com/ tonsdeazul

    Passei para te desejar um Natal muito feliz, cheio de muitos mimos e porque não também com muitas prendas literárias! ;) ***